Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vizinhos Opostos

Paraná é único estado do Sul autossuficiente em milho

Enquanto isso, Santa Catarina é o maior comprador de milho do Brasil. Secretários de Agricultura articularam nesta quinta (4) estratégias para garantir abastecimento regional

Autossuficiente na produção de milho, Paraná deve colher cerca de 18,5 milhões de toneladas nesta safra | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Autossuficiente na produção de milho, Paraná deve colher cerca de 18,5 milhões de toneladas nesta safra (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

Em queda livre de preços, o milho virou tema de reunião entre os secretários de agricultura dos três estados do Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (4), as autoridades realizaram uma reunião para debater as oscilações de preço do grão no país.

Conforme noticiado pela Gazeta do Povo nesta terça-feira, o preço do milho caiu pela metade em relação a 2016. Mesmo assim, Santa Catarina apresenta dificuldades para atender a agroindústria local, que depende do cereal principalmente para a ração animal. “Temos 1,12% do território brasileiro e somos o maior produtor nacional de suínos e o segundo maior produtor de aves”, informa Moacir Sopelsa, secretário da Agricultura.

Para abastecer a suíno e a avicultura, o estado é o maior comprador de milho do país e precisa adquirir cerca de 3 milhões de toneladas do grão anualmente. A Secretaria da Agricultura local estima que isso represente um custo a mais de 8,4% em frete e impostos para a indústria local

Comparativo: produção de milho

Único estado do Sul autossuficiente na produção de milho, o Paraná deve colher cerca de 18,5 milhões de toneladas nesta safra, conforme o último relatório divulgado pelo Departamento de Economia Rural - quase 40% a mais que a produção da safra anterior. Cerca de 13 milhões devem ser utilizados para a agroindústria local. O excedente é destinado a outros estados e países.

“Esta será a melhor safra da nossa história. Os pequenos, médios e grandes produtores obtiveram grande produtividade”, destaca o secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara.

Por outro lado, Santa Catarina espera colher 3,2 milhões de toneladas do cereal nesta safra – contra 2,8 milhões da anterior, o que representa 14% de crescimento. Os dados são do Epagri/Cepa - Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola, vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado.

“Nossa preocupação é aumentar a produtividade das lavouras e equilibrar os preços de milho para que tanto os produtores do grão quanto os produtores de suínos e aves tenham competitividade”, afirma Sopelsa.

Neste sentido, a ideia é equilibrar os preços do milho. Na opinião do secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, o poder público pode ajudar a estabelecer uma política de compra futura, ou seja, o comprometimento a da venda de parte da produção a um preço fixo a cooperativas e agroindústrias.

O estado gaúcho deve produzir 13,7 milhões de toneladas neste ano, 2,5% a mais que o ano passado, quando a safra 2015/16 fechou em 1,4 milhões de toneladas, conforme dados do Emater/RS.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.