Aproximadamente 90% das 2,247 milhões de toneladas de trigo plantados no Paraná já foram colhidos. Na reta final da colheita, em Entre Rios, na região de Guarapuava, foi realizado o WinterShow 2017, evento organizado há 14 edições pela Cooperativa Agrária Agroindustrial nos campos da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA). Segundo os organizadores, nos três dias de trabalho, mais de 3,3 mil pessoas conheceram novas tecnologias e técnicas de manejo voltados para o trigo, cevada e aveia, culturas fortes na região.
“Tivemos novamente inúmeras inovações em diferentes áreas de interesse”, ressaltou o presidente da Agrária, Jorge Karl. “O que se percebe é que nossos clientes procuram cada vez mais sobre o fator sustentabilidade, que, por meio do tripé econômico, social e ambiental, pode ser visto dentro do WinterShow 2017. Isso mostra a preocupação da Agrária em relação a esse assunto”.
Supervisor da FAPA, Sascha Schwarz, disse que o WinterShow deste ano trouxe, além das novidades nas culturas tradicionais, tecnologias e técnicas de manejo específicas para culturas que começam a ganhar maior importância na região e no âmbito da Agrária, como canola e hortaliças. “É cada vez maior a diversificação nas propriedades da região”, explica Schwarz. O evento contou com cinco estações, que mobilizaram nove pesquisadores em diferentes áreas: inovação tecnológica e mecanização agrícola; herbologia e soja; milho; manejo e fertilidade de solos; fitopatologia; cevada e feijão; entomologia agrícola; e trigo, aveia e oleaginosas de inverno.



