Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Outras Culturas

Conab eleva previsão para safra de café, mas segue abaixo de 2013

Fatores climáticos geraram redução na safra de café na comparação com 2013 | Josua© Teixeira / Gazeta Do Povo
Fatores climáticos geraram redução na safra de café na comparação com 2013 (Foto: Josua© Teixeira / Gazeta Do Povo)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para cima em 1,3% a previsão para a safra brasileira de café em 2014, para 45,1 milhões de sacas (60 quilos). O anúncio foi feito nesta terça-feira (16), no terceiro levantamento de safra para a produção do grão, e confirma retração de 8,1% na oferta frente a 2013.

O levantamento indica que a produção do tipo arábica deste ano será 16,1% menor do que no último ano, totalizando 32,1 milhões de sacas. Essa variedade responde por 71% da produção total e a colheita está praticamente encerrada. "Os motivos [para a redução] foram a forte estiagem verificada nos primeiros meses do ano, a inversão da bienalidade em algumas regiões, como na Zona da Mata mineira, e também as geadas que atingiram o Estado do Paraná em 2013", indicam os técnicos da Conab, em nota. O Paraná vai consolidar uma redução de 69,1% na oferta, totalizando 4,4 milhões de toneladas.

Para o tipo conilon a previsão é de oferta 19,9% maior, chegando a 13 milhões de sacas. Essa variedade vai responder por 28,8% da safra nacional. A produção desta variedade é concentrada no Espírito Santo, e será ampliada graças à renovação de áreas as condições climáticas do estado, indicam os técnicos.

Há expectativa de que os fatores climáticos também devem influenciar a safra brasileira em 2015, mas a Conab ainda não faz projeções. "Qualquer estimativa que fizermos agora é mera especulação. É preciso esperar um pouco para a primeira estimativa, já que o café é muito afetado por precipitação e condições de clima", indica o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.