Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
disputa

Paraná busca repetir o feito do ‘Rei da Soja’

Na edição anterior que contou com 2,9 mil áreas inscritas,o campeão nacional foi Alisson Alceu Hilgenberg, de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, que produziu 141,79 sacas

Alisson Alceu Hilgenberg venceu a disputa na safra passa com a produtividade de 141,79 sacas por hectare. | Jonathan Campos/gazeta do Povo
Alisson Alceu Hilgenberg venceu a disputa na safra passa com a produtividade de 141,79 sacas por hectare. (Foto: Jonathan Campos/gazeta do Povo)

Os produtores paranaenses têm até o dia 22 de janeiro para realizarem as inscrições no desafio de Máxima Produtividade da Soja safra 2015/16, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). A meta desta edição é encontrar o agricultor capaz de cultivar 143 sacas por hectare, além de identificar os produtores rurais que expandiram as estratégias empregadas nas edições passadas para a área comercial, contribuindo para o avanço da produtividade da soja em solo brasileiro. Na edição anterior que contou com 2,9 mil áreas inscritas, envolvendo 9 mil profissionais, entre agricultores, agrônomos e consultores, o campeão nacional foi Alisson Alceu Hilgenberg, de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, que produziu 141,79 sacas ou 8.507,4 quilos por hectare.

O Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja neste ano mantém a divisão das categorias que premiará o campeão nacional, soja irrigada e não irrigada, os campeões municipais, campeões estaduais e campeões regionais - Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste – (soja de sequeiro). Para concorrer o agricultor deverá inscrever uma área que corresponda de cinco a dez hectares, que não seja Área de Preservação Permanente (APP) e que siga boas práticas agrícolas, além da legislação trabalhista.

De acordo com o coordenador técnico do CESB, Henry Sako, neste ano haverá alterações no modelo de avaliação das áreas concorrentes do Desafio de Máxima Produtividade da Soja. “Com o objetivo de elevar a acurácia do Desafio, que sempre mantivemos rígida, reduzimos os auditores terceirizados e melhoramos a distribuição desses profissionais pelo País. Além dos processos, que já eram eficientes, adotamos novos aparelhos de GPS para o levantamento de áreas, que aumentará o êxito na avaliação da área inscrita”, destaca o coordenador.

A lista com o nome dos campeões será divulgada durante o mês de junho deste ano. Os vencedores de todas as categorias receberão o certificado CESB e serão reconhecidos em seus municípios e estados, como referência em produtividade de soja no País.

As inscrições são realizadas pelo site www.cesbrasil.org.br mediante preenchimento das fichas com informações da propriedade e técnicas empregadas na área selecionada.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.