• Carregando...
Alisson Alceu Hilgenberg venceu a disputa na safra passa com a produtividade de 141,79 sacas por hectare. | Jonathan Campos/gazeta do Povo
Alisson Alceu Hilgenberg venceu a disputa na safra passa com a produtividade de 141,79 sacas por hectare.| Foto: Jonathan Campos/gazeta do Povo

Os produtores paranaenses têm até o dia 22 de janeiro para realizarem as inscrições no desafio de Máxima Produtividade da Soja safra 2015/16, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). A meta desta edição é encontrar o agricultor capaz de cultivar 143 sacas por hectare, além de identificar os produtores rurais que expandiram as estratégias empregadas nas edições passadas para a área comercial, contribuindo para o avanço da produtividade da soja em solo brasileiro. Na edição anterior que contou com 2,9 mil áreas inscritas, envolvendo 9 mil profissionais, entre agricultores, agrônomos e consultores, o campeão nacional foi Alisson Alceu Hilgenberg, de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, que produziu 141,79 sacas ou 8.507,4 quilos por hectare.

Soja desafia limites de produtividade

Manejo e tecnologia impõem novo patamar produtivo. Recordes sucessivos destacam Campos Gerais no cenário nacional

Leia a matéria completa

O Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja neste ano mantém a divisão das categorias que premiará o campeão nacional, soja irrigada e não irrigada, os campeões municipais, campeões estaduais e campeões regionais - Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste – (soja de sequeiro). Para concorrer o agricultor deverá inscrever uma área que corresponda de cinco a dez hectares, que não seja Área de Preservação Permanente (APP) e que siga boas práticas agrícolas, além da legislação trabalhista.

De acordo com o coordenador técnico do CESB, Henry Sako, neste ano haverá alterações no modelo de avaliação das áreas concorrentes do Desafio de Máxima Produtividade da Soja. “Com o objetivo de elevar a acurácia do Desafio, que sempre mantivemos rígida, reduzimos os auditores terceirizados e melhoramos a distribuição desses profissionais pelo País. Além dos processos, que já eram eficientes, adotamos novos aparelhos de GPS para o levantamento de áreas, que aumentará o êxito na avaliação da área inscrita”, destaca o coordenador.

A lista com o nome dos campeões será divulgada durante o mês de junho deste ano. Os vencedores de todas as categorias receberão o certificado CESB e serão reconhecidos em seus municípios e estados, como referência em produtividade de soja no País.

As inscrições são realizadas pelo site www.cesbrasil.org.br mediante preenchimento das fichas com informações da propriedade e técnicas empregadas na área selecionada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]