
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulga na próxima quinta-feira (8), em Maringá, Noroeste do Paraná, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola. Esta será a primeira vez que o balanço será conhecido a partir de uma cidade paranaense.
Historicamente, desde 1972, segundo a assessoria de imprensa do IBGE, os números eram sempre divulgados no Rio de Janeiro, onde fica a sede principal do instituto. Porém, do último ano para cá, o levantamento tem sido feito em diferentes cidades do Brasil.
O estudo divulga mensalmente uma estimativa do tamanho da safra de todos os itens agropecuários produzidos no Brasil. Na última atualização em maio, por exemplo, o instituto previu que o país terá uma safra de 233,1 milhões de toneladas de grãos – 26,2% a mais do que em 2016.
Para o IBGE, segundo os cálculos do mês passado, o Brasil fechará o ano com uma safra de 112,8 milhões de toneladas de soja (17,5% a mais do que no ano anterior). Já o milho deve alcançar a marca de 30,2 milhões de toneladas na primeira safra (24,1% de crescimento em relação a 2016) e de 60,9 milhões de toneladas na segunda safra (60,9% a mais do que no ano anterior).
-
Doria desiste de ser candidato a presidente e abre caminho para PSDB apoiar Simone Tebet
-
Agro, religiosos, sulistas: quais segmentos Alckmin tentará aproximar de Lula
-
Como está a disputa a presidente nos 4 maiores colégios eleitorais do país
-
Com nova lei, “floresta em pé” pode render até R$ 1,4 bilhão ao ano em créditos de carbono