Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arquivo

Produção menor de milho na Europa sustenta exportações brasileiras

A briga de consumidores internos com exportadores continua rendendo valorizações respeitáveis para o milho brasileiro. Na média das 34 praças pesquisadas pela AgRural, o preço do cereal disponível subiu cerca de 21 no mês de agosto.

Não é para menos. No Porto de Paranaguá (PR), principal rota de escoamento de milho no país, o acumulado das exportações de milho até 26 de agosto é de 2,7 milhões de toneladas, volume 20% superior ao registrado no mesmo período de 2006. Ainda de acordo com a administração do porto paranaense, só no período de 1º a 22 de agosto, 6.700 caminhões entregaram milho no terminal.

A principal explicação para o aumento dos embarques brasileiros de milho está na quebra de safra na União Européia. Segundo os números do relatório de oferta e demanda mundial que o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) divulgou no início de agosto, a produção européia na temporada 2007/08 deve ficar em 48,4 milhões de toneladas, 12,3% a menos que o estimado em julho (55,2 milhões de toneladas).

As perdas provocadas pelo calor deixaram o quadro de oferta e demanda de milho da Europa um tanto quanto dramático. No ano passado, quando eles colheram 55,1 milhões de toneladas, os estoques finais ficaram em 10 milhões de toneladas. Para a atual safra, os estoques devem cair para cerca de 4 milhões de toneladas, já levando em conta as 6 milhões de toneladas que, segundo o USDA, os europeus vão importar ao longo do ano comercial 2007/08.

Para a consultoria francesa Strategie Grains, as importações européias de milho serão ainda maiores. A expectativa é de que o volume chegue a 8 milhões de toneladas. A boa notícia para os produtores brasileiros é que, segundo a consultoria, o Brasil vai responder por cerca de 27% das necessidades de importação européia. Se preferir, os franceses acreditam que o Brasil vai exportar 5,8 milhões de toneladas de milho para Europa na atual temporada. No ano comercial 2006/07, as exportações de milho brasileiro para o Velho Continente somaram 2,45 milhões de toneladas.

Oferta e demanda

48,4 milhões de toneladas é a previsão para a produção de milho na União Européia, aumentando o espaço para o produto importado.

5,8 milhões de toneladas é o volume de milho brasileiro que deve ser exportado para a Europa no ano comercial 2007/08.

Fernando Muraro Jr. é engenheiro agrônomo e analista de mercado da AgRural Commodities Agrícolas, fmuraro@agrural.com.br, www.agrural.com.br

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.