Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arquivo

Rally anima corrida por sustentabilidade

Os cerca de 200 produtores que participaram do Rally Ceagro/Expedição Safra, sexta-feira e sábado passado, mostraram disposição para enfrentar lama e poeira em busca de mais tecnologia para a produção de soja e milho no Cerrado do Centro Norte. O comboio reunia cerca de 20 veículos quando partiu de Bom Jesus (PI) e, 300 quilômetros depois, nas visitas a centros experimentais de Balsas (MA), chegou a 60 carros.

O recorde de público entre as cinco edições do rally realizadas nesta colheita (em regiões de MT, GO, TO, PI e MA) foi interpretado como uma demonstração de interesse do setor em expandir negócios. Técnicos, fornecedores de insumos e serviços e produtores fazem esforço concentrado para continuar avançando.

Além de novas sementes, os fornecedores de insumos oferecem cada vez mais pacotes tecnológicos, que prometem benefícios extras, e serviços, da orientação técnica ao escoamento da produção. Na troca de informações entre si, os produtores avaliam cada alternativa e se posicionam diante da competição acirrada verificada na região envolvendo as principais indústrias do mundo nesse setor.

A fronteira agrícola do Centro-Norte brasileiro pode ser considerada a principal zona de expansão de lavouras de grãos do planeta, disse Marco Conejero, analista da PricewaterhouseCoopers que fez palestra para os produtores sobre sustentabilidade em Balsas.

A falta de infraestrutura nao segura a expansão, disse Paulo Fachin, CEO do Ceagro Los Grobo. A empresa prevê média acima de 3 mil quilos de soja neste ano na região. Fachin confirmou que a área de produção do grupo, hoje distribuída em 18 fazendas espalhadas pelo Cerrado, deve ser ampliada de 56 mil para 75 mil hectares na próxima temporada.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.