Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Agricultura

Seab aguarda UEL para lançar concurso com 600 vagas

O lançamento do edital do concurso para preencher 600 vagas – 200 na Adapar e 400 na Emater – segue indefinido no Paraná. Apesar da aprovação do governador Beto Richa e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) ainda aguarda a definição da data das provas por parte da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A instituição, localizada no Norte do estado, já possui experiência na área e foi a selecionada para organizar o processo seletivo.

“Nós estamos aguardado a resposta da Universidade qual a data que eles têm condição de fazer [o concurso], pois o calendário será modificado por causa da Copa. A esperança é lançar o edital ainda em dezembro”, ressalta Inácio Kroetz, presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Os concursos são fundamentais para reforçar o quadro de defesa sanitária vegetal e animal no Paraná.

A incerteza em relação ao lançamento do edital em 2013 traz preocupação para o sucesso da contratação dos aprovados ainda em 2014. O secretário da Agricultura e do Abastecimento do estado, Norberto Ortigara, chegou a afirmar que o edital seria publicado em outubro passado, para que não existisse impedimentos legais à nomeação de servidores em ano eleitoral. De acordo com a legislação, as nomeações precisam ocorrer até três meses antes das eleições marcadas para 5 de outubro ou após a nomeação dos eleitos, ou seja, janeiro de 2015.

Vagas

A indefinição da data não é o único problema. O número de vagas está abaixo do anunciando inicialmente – 700 para Emater e 546 para Adapar. A redução ocorreu para que o concurso fosse aprovado pela Secretaria da Administração e Pre­­­vidência. Procurado pela reportagem, o órgão afirmou que o concurso está em processo de avaliação. Já a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL afirma que não irá repassar informações enquanto as negociações não forem encerradas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.