Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arquivo

Seca afeta pecuária

O feriado de sol, comemorado nas cidades litorâneas, preocupa a pecuária leiteira do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Há regiões em que a estiagem dura um mês e, com menos pasto, os produtores rurais registram queda na produtividade das vacas leiteiras, informou a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul, a Fetraf-Sul, que tem representantes em 288 municípios.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coronel Vivida (Sudoeste do Paraná), Eder Borba, muitos agricultores já utilizaram toda a silagem disponível para a alimentação animal. Com o milho entre R$ 26 e R$ 30, os custos do setor sobem a ponto de comprometer a viabilidade das leiterias de produtividade média.

Em Humaitá (RS), há risco de falta de água para consumo humano. "Além das pastagens e da produção prejudicadas, alguns poços e rios menores já secaram", disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Eni Back. Em Guaraciaba (SC), 20 famílias estão recebendo água dos caminhões do Corpo de Bombeiros.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.