Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trigo

Atraso no plantio de verão segura produtor do PR no trigo

Estado tem potencial para produzir 4,1 milhões de toneladas de trigo, 300 mil toneladas a mais em relação a safra passada

A queda de 26% na cotação do trigo nos últimos 12 meses seria suficiente para afastar o produtor paranaense da cultura na próxima safra de inverno. Porém, de acordo com a previsão inicial da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a área do estado deve se manter praticamente a mesma da temporada passada, ou seja, 1,37 milhão de toneladas.

O motivo de o produtor continuar apostando no cereal do pão no inverno está no atraso registrado na semeadura da safra de verão de milho e soja. Por conta da estiagem registrada em várias regiões do Paraná, o término do plantio ocorreu 20 dias depois da previsão inicial, o que dificulta a implantação da safrinha de milho por conta da janela ideal. Assim, para minimizar adversidades climáticas, o cereal continua sendo a melhor opção.

Com a manutenção da área, a Seab prevê que o Paraná produza 4,1 milhões de toneladas de trigo, 300 mil toneladas a mais em relação a safra passada (3,8 milhões de toneladas).

Comercialização

Os estoques paranaenses de trigo estão altos, com 900 mil toneladas estocadas das 3,8 mi/ton produzidas. Essa é uma das explicações para a cotação estar abaixo do preço mínimo. Na mesma época dos últimos quatro anos, com a produção bem menor, a comercialização do produto ocorria acima do preço mínimo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.