Na viagem pelos 12 estados brasileiros que produzem soja e milho, a Expedição Safra Gazeta do Povo registrou o uso de tecnologias específicas adequadas a cada região.* * * * *Pulverizador gigante (foto 1)
Num chapadão em Formosa do Rio Preto (BA), a família Pradella montou pulverizador de 60 metros. O chassi é de um ônibus escolar.
Guindaste na roça (foto 2)
Em Nova Aurora (Oeste do Paraná), os irmãos Malizan usam big bag e guindaste para encher plantadeiras com insumos. Com a maior rapidez, praticamente dobraram o ritmo do plantio.
Plantio direto (foto 3)
A concentração de palha no plantio direto chega a encobrir parte das rodas dos tratores em Xanxerê (SC). Para semear a safra de grãos, é preciso plantadeira com bom corte.
Irrigação gaúcha (foto 4)
As áreas de grãos irrigadas, comuns no Centro-Oeste, se expandem também na região Noroeste do Rio Grande do Sul, uma das mais afetadas pelas estiagens dos últimos anos.
Na enxada (foto 5)
Em alguns casos, o manejo depende da velha e boa enxada, como no cultivo de abóbora, em Balsas (MA), cultura alternativa em fazenda que produz sementes de soja e milho.



