Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Previsão de seca nos EUA põe mercado em alerta

Informação deixou investidores apreensivos, colaborando para alta nas cotações da Bolsa de Chicago

Tempo seco pode afetar desenvolvimento da soja norte-americana, gerando perdas de produtividade | Jonathan Campos / Gazeta Do Povo
Tempo seco pode afetar desenvolvimento da soja norte-americana, gerando perdas de produtividade (Foto: Jonathan Campos / Gazeta Do Povo)

Uma mudança climática que deve tornar o tempo mais seco no final de agosto em partes das regiões produtoras de milho e soja nos EUA ameaça reduzir os rendimentos e elevar os preços das commodities, disseram operadores e meteorologistas nesta quinta-feira.

"Cerca de 20% da área de cultivo do milho e da soja vão começar a secar", disse o meteorologista agrícola do MDA Weather Services, Don Keeney.

Segundo Keeney, as áreas que permanecerão secas a partir de agora até o final do mês incluem a metade leste de Iowa, o noroeste de Illinois, o sul de Minnesota, o sul do Wisconsin e o nordeste do Missouri.

Os futuros do milho negociados na bolsa de Chicago subiram e os da soja tiveram alta nesta quinta-feira (15), apoiados por preocupações de que o clima seco reduziria os rendimentos de ambas commodities.

"O complexo da soja está se mostrando o mais firme... pois há algumas preocupações sobre as condições meteorológicas em áreas secas do Meio-Oeste para as próximas duas semanas, principalmente em Iowa", disse Sterling Smith, especialista do Citigroup sobre contratos futuros.

Devido ao estágio de desenvolvimento das lavouras, o tempo seco pode agora começar a cortar a produtividade de ambas culturas.

O clima mais quente e seco que deve persistir no Meio-Oeste dos EUA até o final de agosto vai reduzir os níveis de umidade do solo, ameaçando reduzir a produtividade das lavouras, mas as temperaturas mais altas também devem impulsionar o crescimento do milho e da soja, disse o World Weather Inc.

"As temperaturas mais quentes que começam na próxima semana devem ajudar a reduzir a ameaça de danos que uma geada precoce causaria", disse o meteorologista do World Weather, Andy Karst.

Karst disse que chuvas muito leves estão previstas para o final desta semana no cinturão agrícola, mas que as áreas mais secas da região oeste do Meio-Oeste permanecerão nesta situação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.