• Carregando...

O novo perfil do produtor rural brasileiro é comemorado neste 28 de julho como reflexo da evolução do agronegócio. A reportagem de capa desta terça-feira do caderno Agronegócio mostra uma nova face do homem e da mulher do campo, que determina o desempenho do setor. Mais ligado ao ambiente urbano e a uma visão empresarial da atividade, esse “agricultor imaginário” se transformou rapidamente, no comando de uma das atividades mais essenciais da economia brasileira.

Temas clássicos como o envelhecimento do agropecuarista, a falta de sucessores para atuação nas unidades produtivas, o abandono das pequenas propriedades pelos jovens atraídos às cidades, a qualidade de vida de quem trabalha no campo... vêm sendo reformulados pelas tecnologias. A comunicação eletrônica reaproxima os filhos dos produtores da atividade rural, sem condená-los ao isolamento. Permite o compartilhamento das decisões entre pais e filhos, com o profissionalismo como norte.

Mais do que isso. As novas oportunidades de trabalho e renda no ambiente rural fazem com que os jovens pensem duas vezes antes de optarem por atividades estritamente urbanas. E as transformações tecnológicas diretamente ligadas à produção criam um ambiente amigável e desafiador, capaz de atrair os profissionais mais ambiciosos.

E o meio rural mostra ser um ambiente democrático, com espaço para o produtor e a produtora com experiência de vida e também com oportunidades que valorizam a qualificação e as novas ideias dos jovens empreendedores. Entre a pequena agroindústria muitas vezes montada no próprio sítio e a unidade de produção de commodities diretamente conectada à Bolsa de Chicago, há uma lista crescente de profissões surgindo, para ambos os sexos e todas as idades.

Vai longe o tempo em que o Dia do Agricultor era uma data de homenagens ao colono, ao trabalhador suado que garante o pão nosso de cada dia. Quem cultiva a terra tem as mãos menos calejadas e as botas mais limpas, mas sem perder importância para a sociedade. Pelo contrário, ganha respeito justamente por sua evolução.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]