• Carregando...

O Brasil costuma separar o grande do pequeno produtor rural, muitas vezes colocados em lados opostos. E com certa razão: os interesses entram em atrito em temas como a reforma agrária e a política agrícola, em que cada grupo tem prioridades distintas. Enquanto negócio, no entanto, as linhas que separam a agropecuária empresarial da familiar praticamente se apagam. O que prevalece é a busca por rentabilidade, indispensável a qualquer atividade, independente de sua dimensão.

A edição desta terça-feira do Agronegócio Gazeta do Povo mostra que, paralelamente ao campo político-ideológico, existe forte convergência na atuação do agronegócio. A produção de commodities – com a maior safra de soja da história em fase de plantio em pequenas e grandes áreas – e a de alimentos frescos – num momento de consumo controlado do churrasco à salada verde – evoluem em tecnologia, gestão e eficiência. Nas lavouras de grãos ou nas estufas de alface, o pequeno quanto o grande produtor –sujeitos às mesmas regras de mercado – são desafiados a superar suas próprias marcas continuamente.

Essa escalada de produção, frequentemente descrita a partir das práticas e resultados de grandes áreas, ocorre também em assentamentos e inclusive em comunidades quilombolas em estados como Mato Grosso do Sul, percorrido na última semana pela Expedição Agricultura Familiar. As metas desses produtores são as de qualquer empreendedor rural: a valorização do trabalho, a elevação da renda. Anseiam por mercado mais equilibrado e buscam atenuar os impactos das oscilações de preços em constantes negociações com seus compradores. E melhoram resultados com esforço diário e renovação.

A autonomia que uma melhora na condição econômica pode oferecer a esses grupos é uma das bandeiras dos movimentos sociais e inclusive dos órgãos de extensão rural, que enxergam na eficiência econômica o futuro da atividade. A estruturação da agricultura familiar enquanto um setor lucrativo, capaz de suprir a demanda por alimentos e colaborar com a economia, avança a partir de uma compreensão materialista e prática de seu potencial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]