• Carregando...
 | /
| Foto: /

Presente há seis décadas no Paraná, o Instituto Paranaense de Extensão Rural e Assistência Técnica (Emater) mudou a realidade econômica e social do campo no estado. Seus trabalhos foram além a assistência técnica e rural e transformaram a economia local, aprimorando a qualidade de vida dos agricultores e suas famílias, condição essencial ao abastecimento e segurança alimentar tanto no campo como na cidade. Esses fatos e outros relatos de produtores que fazem a diferença na produção agropecuária paranaense e que são essenciais ao abastecimento alimentar do campo e da cidade fazem parte da campanha Emater 60 anos, que você pode acompanhar neste espaço.

O Instituto Emater se tornou um dos serviços públicos com maior capilaridade no estado, que neste ano comemora seis décadas celebrando o passado de olho no futuro. Para relembrar a trajetória e se fortalecer perante os novos desafios, a entidade, em parceria com a Gazeta do Povo, delineou uma série de ações que enaltecem a importância do extensionismo rural. Entre elas, materiais de comunicação que contam casos de sucesso, histórico e desafios da agropecuária e do papel da Emater no estado, além de campanhas de mídia e eventos em alguns dos principais municípios paranaenses.

As atividades dos extensionistas rurais no Paraná tiveram início na década de 50, com a criação do Escritório Técnico de Agricultura (ETA), em 1956. Com isso, os técnicos passaram a colher informações e trazer soluções e novidades para aprimorar as produções. Com o passar do tempo o desenvolvimento e as mudanças na área rural paranaense passaram a ser visíveis: começaram os primeiros trabalhos no sistema de cooperativismo e houve crescimento de competitividade no setor produtivo.

Já em 2012, buscando uma nova visão para o futuro do trabalho de extensão rural, o programa Emater do Futuro foi criado, tendo como principal foco o protagonismo e trazendo uma maior visão estratégica, capacidade de articulação e atualização permanente de suas atividades. A iniciativa marca o compromisso do Instituto Emater com o desenvolvimento do Paraná e destaca os desafios que ainda estão por vir.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]