• Carregando...
Veículos que usam só biodiesel são exceção, mas adição de 20% é considerada segura | Marcelo Elias/gazeta Do Povo
Veículos que usam só biodiesel são exceção, mas adição de 20% é considerada segura| Foto: Marcelo Elias/gazeta Do Povo

O uso de soja para a produção do chamado “combustível verde” está em franco crescimento no Brasil -- e também em países como Estados Unidos e Argentina. O grão resulta em biodiesel e complementa o uso de combustível fóssil.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Brasil produziu 2,91 milhões de metros cúbicos de biodiesel no ano passado, aumento de 150% em cinco anos. E 73% desse volume tiveram o óleo de soja como matéria-prima.

“O óleo de soja é a principal matéria-prima do biodiesel desde o início do programa, em 2005. E deve continuar assim”, aponta Leonardo Botelho Zilio, assessor econômico da Abiove. A indústria também utiliza gordura animal, óleo de algodão e de mamona, por exemplo.

Hoje o Brasil utiliza B7 (diesel com 7% de biodiesel). Zilio acredita que o país tem potencial para atender o B15. A cadeia produtiva aponta que o B20 pode ser implantado em poucos anos.

O uso da soja para produção de biodiesel ameniza outro problema de mercado: o aumento da produção num ritmo que vai além do crescimento da demanda mundial. O biocombustível passa a contribuir para o crescimento sustentável do cultivo da oleaginosa.

À base de Glycine max

O uso da soja não se restringe à indústria de alimentos ou à de biocombustível. A indústria de cosméticos tem utilizado o grão em seus produtos por conta do efeito antioxidante. Estão à venda também filtros solares à base de soja. Outro segmento de olho na Glycine max, nome científico da soja, é das fábricas de velas, pois a queima da cera com oleaginosa na composição produz uma fumaça menos tóxica. E segue o uso tradicional na alimentação. Produtos com a oleaginosa na composição assumem a missão de diversificar as refeições diárias. Confira lista de produtos com soja facilmente encontrados nos supermercados:

Achocolatado; barra de cereal; bolacha recheada; chocolates; cookies; hambúrguer; iogurte; leite; leite condensado; maionese; massas; molho shoyo; molhos para salada; nuggets; óleo de cozinha; pão de forma; patês; queijo tofu; salgadinhos e sopa desidratada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]