• Carregando...

Um dos principais países colonizadores nos Campos Gerais, a Holanda tem traços culturais preservados na região, especialmente na gastronomia. As tortas doces e o bolinho de carne holandês ganharam espaço nas mesas, mas a lista de pratos típicos é bem mais ampla. Além disso, há alguns alimentos holandeses que já foram completamente incorporados à cozinha brasileira, como panquecas, batatas fritas e sopas (a de ervilhas é a mais tradicional do país europeu).

Os ingredientes da gastronomia holandesa são semelhantes aos de países vizinhos como a Alemanha. A carne de porco, a carne de lebre e o chucrute, por exemplo, são comuns nos dois países. Batata, queijos e legumes são outros itens indispensáveis. A maçã é a fruta mais popular do país, utilizada em tortas, panquecas e para fazer purê, o chamado appelmoes.

A confeitaria e restaurante Frederica’s Koffiehuis, em Caram­beí, tem mais de 50 sabores de tortas doces e salgadas, e parte do cardápio é feita de comida tipicamente holandesa. Entre as opções tradicionais do país europeu estão o bitterballen (bolinhos de carne bovina com bastante especiarias) e a famosa appeltaart (torta de maçã).

Os doces holandeses se diferenciam daqueles mais consumidos no Brasil por levar menos açúcar na receita e serem feitos basicamente de frutas e condimentos, compara a proprietária, Elizabeth Dykstra.A base para as tortas da Holanda é a speculaas. “É um tipo de bolacha típica servida em perío­do de Natal na Holanda”, explica Elizabeth. Os recheios podem ser de amêndoas e nozes, por exemplo. Uma das opções na Frederica’s é a gevultespeculaas, menos popular por aqui porque tem muitas especiarias, incluindo um pouco de pimenta.

A torta que conhecemos como holandesa, feita à base de manteiga e creme de leite, não foi criada na Holanda, e sim em Campinas, inspirada no país europeu. Ela pode ter um preparo diferente dependendo da região. Em algumas cidades, é chamada de torta alemã. Ambas têm a mesma base de ingredientes, com uma decoração diferente. Em Castro, a torta holandesa e o bitterballen são sucesso no Moinho Castrolanda. A proprietária, Elisa Yukiko Rodri­gues, ganhou a receita de uma cliente. O sucesso se deve a ser mais suave e com menos gordura do que outras. “É sempre a mais pedida, não pode faltar”, conta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]