• Carregando...
Refúgio e rotação ajudam a prolongar funcionalidade das tecnologias. |
Refúgio e rotação ajudam a prolongar funcionalidade das tecnologias.| Foto:

Os limites apertados para expansão territorial das lavouras brasileiras colocam ainda mais pressão no desenvolvimento tecnológico das sementes. Em época de cotação baixa nos grãos e custo de produção elevado, o rendimento das lavouras assume papel de destaque na viabilidade do negócio. É a opinião de Luiz Meneghel Neto, diretor presidente da Fundação Meridional, em Londrina. O executivo ainda ressalta que, após alguns percalços, as empresas nacionais desenvolveram variedades excepcionais, fundamental para elevar a parcela de participação no mercado de cultivares. Confira na entrevista outros pontos sobre a pesquisa genética no segmento dos grãos.

Até que ponto o ganho de produtividade pode ser atribuídos à genética? O melhoramento genético continua sendo o único fator preponderante para o real incremento de produtividade na cultura de soja. Mas sem dúvida, o manejo adequado da cultura permite a expressão do potencial genético com muito mais eficiência, aproximando-se do valor máximo.Quais cases de avanço genético estão em evidência no mercado?Como resultado de nossa parceria com a Embrapa, podemos citar a variedade BRS 284 (soja convencional), pois o sistema radicular agressivo consegue buscar água em maiores profundidades, além de apresentar resistências nematoides formadores de galhas. Outro excelente exemplo é as variedades que possuem eventos transgênicos como Bt e RR2 em seu germoplasma. É o caso da cultivar BRS 1001IPRO, que possui a base genética da BRS 284, associada à tecnologia Intacta RR2 PROTM, conferindo-lhe resistência a um grupo de lagartas e a tolerância ao glifosato.

O que é mais desafiante: a irregularidade climática ou a pressão das pragas?Atualmente, acreditamos que fatores climáticos são bem mais desafiadores, pois além de interferirem diretamente na fisiologia das plantas, também exercem uma pressão negativa na aplicação e no funcionamento dos defensivos agrícolas.

Qual a tendência de remuneração paga pela tecnologia na semente? O estabelecimento de valores, para qualquer tipo de tecnologia, é uma prerrogativa do seu obtentor. É claro que cada um interpreta esta situação à sua maneira. Todas as vezes que buscamos uma negociação com o proprietário de uma determinada tecnologia visamos as condições tanto com o produtor de sementes, como com o agricultor.

Quais as perspectivas de participação de empresas nacionais no mercado?Nos últimos 10 anos, empresas obtentoras de genética se instalaram no Brasil, aproveitando uma mudança radical no sistema produtivo. Neste contexto, as variedades já estavam prontas e bastou fazer alguns testes de adaptação. As empresas nacionais precisaram de um tempo maior para buscar o ajuste em seus programas de melhoramento. Hoje temos variedades de soja excepcionais em todos os aspectos. As empresas nacionais continuam com uma significativa parcela de participação no mercado de cultivares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]