• Carregando...
Sexta edição do Fórum de Agricultura da América do Sul deve receber mais de 500 pessoas no evento. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Sexta edição do Fórum de Agricultura da América do Sul deve receber mais de 500 pessoas no evento.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A quebra consecutiva de recordes de colheita; a consolidação do Brasil como maior exportador mundial de soja e, provavelmente, maior produtor também, já a partir da safra 2018/19; a expansão do segmento de proteína animal e os desafios comerciais que isso implica.

Os olhos do mundo têm se voltado cada vez mais para o agronegócio sul-americano, especialmente para o brasileiro. É neste contexto que Curitiba – conhecida pelo pioneirismo em urbanização – irá se transformar no principal centro agrícola do continente nos próximos dias, aproximando o público urbano e o rural.

O 6º Fórum de Agricultura da América do Sul reunirá no Museu Oscar Niemeyer, um marco arquitetônico da capital paranaense, especialistas de várias partes do planeta para debater tendências e oportunidades ao agronegócio internacional, a partir da realidade sul-americana.

Com o tema “O Campo Digital e Conectado: o Grande Desafio 21”, o Fórum volta a trabalhar de forma detalhada a adoção da tecnologia entre os elos da cadeia produtiva. Para o gerente do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo e coordenador do 6º Fórum de Agricultura da América do Sul, Giovani Ferreira, trata-se um olhar especialmente voltado ao fato de que, hoje, a tecnologia não é opcional: quem não a incorporar estará fora do processo.

“O desafio é conectar esse conceito à inteligência artificial e à internet das coisas, para que o agronegócio seja cada vez mais sustentável e competitivo”, afirma. “O mundo observa na América Latina a garantia da alimentação das próximas gerações. Mas é preciso que essas nações compreendam a necessidade do investimento em tecnologias, conectando o setor produtivo e o mercado para conseguir atender a essa demanda, alcançando crescimento para o campo e também para as economias nacionais”, complementa Ferreira.

Ao todo, serão 15 painéis com mais de 30 palestrantes, incluindo o ministro da Agricultura e Pecuária, Blairo Maggi. São esperados 500 participantes, entre produtores rurais, empresários do campo, lideranças agropecuárias e jornalistas.

Tendências e mercado

Um dos destaques da edição 2018 é a presença de Willy Alfaro, diretor de revisão de políticas comerciais da Organização Mundial do Comércio (OMC), que vem de Genebra, na Suíça, exclusivamente para participar do debate. Ele falará das atuais tendências internacionais em políticas comerciais, em meio à guerra comercial travada pelos Estados Unidos contra a China; dos desafios que surgem à adoção de acordos multilaterais, como a Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês), ameaçada após a repentina saída dos EUA, assim que o presidente Donald Trump assumiu a Casa Branca; além das discussões agropecuárias arbitradas na OMC, caso, por exemplo, das disputas envolvendo o setor de proteína animal brasileiro e centros importadores, como União Europeia e Rússia.

Nação Agritech

Seguindo o tema da edição 2018, o Fórum trará a Curitiba o diretor de inovação do governo de Israel, Oded Distel. Ele apresentará o case de inovação em uma nação que superou a limitação de recursos naturais com base na tecnologia. “Nosso objetivo é continuar fomentando um debate sólido para o crescimento do agronegócio na América do Sul. Nesta edição, serão 30 especialistas, cada um analisando um tema importante dentro da cadeia produtiva”, completa o coordenador do evento.

Serviço

O 6º Fórum de Agricultura da América do Sul é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo (AgroGP), plataforma de conteúdo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). O congresso ocorre nos dias 23 e 24 de agosto no Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico). No portal é possível conferir a programação completa do evento e fazer o download do relatório da edição 2017.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]