• Carregando...
Colheita estimada em 96 milhões de toneladas em 2014/15 pode ser 30% maior com avanço de 1 mil quilos por hectare na produtividade, sem ampliação da área |
Colheita estimada em 96 milhões de toneladas em 2014/15 pode ser 30% maior com avanço de 1 mil quilos por hectare na produtividade, sem ampliação da área| Foto:

Mesmo que reduza o ritmo de expansão das lavouras, o Brasil tende a colher consecutivas safras recordes de soja. A tendência surge das estatísticas que apontam que, dentro de uma década, estados como o Paraná e Mato Grosso, devem atingir pico de 4 mil quilos por hectare. Se todo o país atingisse essa média, com a área atual, a safra passaria de 96 milhões para 124 milhões de toneladas.

O agronegócio tem apostado em pacotes tecnológicos que levam a um crescimento contínuo da colheita – sementes adaptadas, manejo rigoroso, solo recomposto, máquinas modernas. Mesmo com custo maior, essa estratégia promete resultados melhores aos produtores e configura o que vem sendo chamado de “escalada da produtividade”.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abaste-cimento (Conab), a produtividade nacional na soja cresceu 25% nos últimos dez anos. A média Brasil de 2.419 quilos por hectare registrada na safra 2005/06 deve saltar para 3.033 quilos/ha na atual temporada (previsão). Considerando a taxa média anual de crescimento do país neste período (2,3%), mesmo com as quebras do período, a produtividade média de 4 mil quilos por hectare pode ser atingida em 13 safras.

No Paraná, o processo deve ser mais acelerado. Aplicando a taxa anual de crescimento da produtividade registrada nos últimos dez anos (3,2%, de 2005/06 até 2014/15, incluindo anos de quebra), os 4 mil quilos por hectare podem ser atingidos em apenas seis temporadas. Isso não significa que o estado não voltará a marcas de 2 mil ou 3 mil quilos por hectare em anos de quebra, mas estabelece uma nova meta para o setor.

O prazo sobe para nove temporadas quando o cálculo compara a safra atual com a média das três temporadas entre 2002 e 2005. Com esta fórmula, os técnicos evitam tomar como base de comparação somente 2004/05, que foi de quebra. Ainda assim, o crescimento é de mais de uma saca por hectare ao ano (69 kg).

No caso de Mato Grosso, maior produtor nacional, os 4 mil quilos por hectare devem ser atingidos antes de o número se tornar média nacional. Nesta safra, MT espera mais de 3,1 mil kg/ha, enquanto o país tenta ultrapassar os 3 mil kg/ha – e retomar a linha de crescimento interrompida há três temporadas, em 2010/11.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]