• Carregando...
Nas próximas duas semanas, equipes de técnicos e jornalistas percorrem regiões agrícolas do PR, SP, MS, MT e RO | Hugo Harada/gazeta Do Povo
Nas próximas duas semanas, equipes de técnicos e jornalistas percorrem regiões agrícolas do PR, SP, MS, MT e RO| Foto: Hugo Harada/gazeta Do Povo

O agronegócio busca suporte no aumento da produção de 2014/15 para elevar sua renda bruta e a receita das exportações deste ano, confere a Expedição Safra Gazeta do Povo, numa nova série de roteiros para monitoramento da colheita de verão em 16 estados do país. Técnicos e jornalistas do projeto percorrem, nesta semana, o Oeste do Paraná – com passagem pelo Show Rural, em Cascavel  –, região onde essa aposta vem se confirmando.

Expansão em área e produtividade configuram estratégia de duplo suporte no caso da soja. É a primeira vez que o Oeste bate a marca de 1 milhão de hectares, com 3% de crescimento ante a temporada 2013/14 – área que corresponde a 20% das lavouras da oleaginosa no estado. Líder em volume por talhão, a região tenta avançar 3% também em produtividade, alcançando média de 3,55 mil quilos por hectare (59 sc/ha) – 6% ou três sacas além da média estadual.

A equipe da Expedição vai conferir com líderes do setor, técnicos e produtores se as escolhas tecnológicas e o trabalho de campo vêm surtindo os resultados previstos, bem como qual o impacto das variações climáticas nas lavouras. As entrevistas serão realizadas durante visitas a lavouras, empresas do setor e durante o Show Rural.

Suporte no inverno

A expansão da soja exige que o Oeste, pela escassez de áreas, reduza cada vez mais o milho no verão. Desta vez, o corte foi de 40% e limitou o cereal a 30 mil hectares. Isso não significa que a região vai produzir menos milho em 2014/15. A área do verão corresponde a apenas 4% da extensão prevista para o ciclo de inverno: 700 mil hectares. Enquanto outros centros agrícolas recuam, a região busca condições climáticas para sustentar ou até ampliar o cultivo da próxima estação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]