• Carregando...
 | Embrapa/Divulgação
| Foto: Embrapa/Divulgação

As abelhas são fundamentais para a manutenção da biodiversidade ambiental e para a produção de alimentos, em virtude do importante papel desses insetos como agentes polinizadores de plantas cultivadas ou nativas. Além disso, seus produtos representam importante fonte de renda, especialmente na agricultura familiar.

Nos últimos anos, esses insetos ganharam destaque nas mídias nacionais e internacionais em função do problema denominado Desordem do Colapso das Colônias (DCC). Esse fenômeno, ainda não detectado oficialmente no Brasil, é caracterizado pela redução rápida da quantidade de abelhas operárias em uma colônia, mesmo com presença de crias e alimento, e sem que se observe vestígio de mortandade. Até o momento, a causa da DCC ainda não foi definida. Acredita-se que uma interação de fatores relacionados à sanidade das abelhas, intoxicação por pesticidas e manejo, pode interferir no sistema imunológico das abelhas e causar o problema.

Organizado pela Embrapa, o Simpósio sobre Perda de Abelhas no Brasil ocorre de 16 a 18 de outubro em Teresina (PI) e tem como objetivo discutir as principais causas de perdas de enxames de abelhas no Brasil, suas consequências, estratégias e direcionamentos de pesquisa para mitigar as perdas das colônias e os efeitos causados com o declínio de polinizadores.

Inscrições pelo site oficial do evento.

Local do evento

Bristol Grand Hotel Arrey

Rua Jaime da Silveira, 433 São Cristovão, Teresina - Piauí

(86) 3214-9292

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]