Confira flagrantes da passagem da Expedição pelo Mato Grosso do Sul
Por José Rocher, enviado especial
CAMPO GRANDE (MS)
16/10/2015 às 15:01
(Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)
A Expedição Agricultura Familiar encerra o roteiro pelo quarto estado nesta sexta-feira (16). Em Mato Grosso do Sul a participação da agricultura familiar no total de estabelecimentos está entre as mais elevadas do país(63%), mas, em relação à extensão total das áreas, a participação é uma das menores (4%). A Expedição escolheu o estado para mostrar como o setor se estrutura e evolui no Centro-Oeste, a terra da soja, produzindo de mandioca a milho verde. Confira as imagens que registram os bastidores dessa jornada:
1 de 17
O sol se põe atrás do silos de grãos nos arredores de Campo Grande. Expedição Agricultura Familiar coleta informações sobre participação do setor nas commodities e no abastecimento de centros urbanos do estado, com verduras, legumes e frutas.
2 de 17
Irrigação permite produção de verduras mesmo em regiões de Mato Grosso do Sul onde temperaturas mais comuns ficam entre 30 e 40 graus, mas não viabiliza cultivo de legumes, que acabam sendo comprados de estados como São Paulo e Paraná.
3 de 17
Trabalhadores se entregam ao cultivo da terra, muitas vezes sem calçados ou ferramentas adequadas.
4 de 17
Em vez do chimarrão, descendentes de gaúchos que vivem no Centro-Oeste adotam o tererê para matar a sede em dia de trabalho ou de folga.
5 de 17
Irineu, Solange e Giovani (esq), da Agraer. Silvana e Jair, do assentamento Lagoa Grande, em Dourados. E Robson, André e José, da Expedição Agricultura Familiar. Trabalho retrata produção de 20 cadeias de alimentos do Rio Grande do Sul a Pernambuco. Passagem por Mato Grosso do Sul segue até sábado.
6 de 17
Beija-flor aproveita sombra para montar ninho a 80 quilômetros de Dourados. Filhote espera seus pais na esperança de matar a fome e a sede.
7 de 17
Efigênica de Oliveira, 74 anos, tem 3 hectares em produção. Quilombolas hoje atuam na agricultura familiar na região de Dourados.
8 de 17
Jabuticaba é extraída para venda em feiras urbanas de Mato Grosso do Sul. Fruticultura e extrativismo são atividades da agricultura familiar.
9 de 17
Ramão de Oliveira produz e vende verduras em três feiras por semana. Sem recurso para investimento, sua renda limita-se à própria força de trabalho.
10 de 17
Viagem por Mato Grosso do Sul começou na terça-feira, na região de Naviraí.
11 de 17
Galo de terreiro perde penas em dia de calor em Juti, sul de Mato Grosso do Sul.
12 de 17
Corte da mandioca ocorre durante todo o ano e exige habilidade no manuseio do facão.
13 de 17
Leitão crioulo mal encarado rende banha e carne à agricultura familiar.
14 de 17
Vanildo Lopes e sua família arrendam terras para se manter no cultivo de mandioca.
15 de 17
Produção de carne bovina e cultivo de grãos e cana prevalecem em grandes áreas, mas diversidade ocorre na agricultura familiar.
16 de 17
Produção familiar de mandioca ganha volume e se acumula nos estoques das fecularias.
17 de 17
Queijo mineiro é tradição nos sítios de Mato Grosso do Sul, colonizado por famílias de estados vizinhos.
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros