• Carregando...

A programação do 3.º Fórum de Agricultura da América do Sul – evento que o Agronegócio Gazeta do Povo realiza quinta e sexta-feira, em Curitiba – vai apresentar em detalhes a experiência da Expedição Agricultura Familiar, projeto desenvolvida nos últimos dois meses. 

Temas levantados em roteiros que somam 17 mil quilômetros por sete estados brasileiros serão abordados no painel Empreendedorismo Rural, com foco nas transformações registradas no sistema de produção agrofamiliar. O setor assume novo perfil no século 21, com atuação cada vez mais profissional e estruturada.

O painel vai traduzir com imagens, dados e depoimentos dos próprios produtores a realidade da agricultura familiar brasileira, que reúne entre 13 milhões e 15 milhões de pessoas e produz volume próximo de 70% dos alimentos consumidos no país.

Esses números se convertem em arranjos produtivos e oportunidades de negócios. Por outro lado, o setor ainda depende de apoio público: de assistência técnica a recursos para produção e apoio à comercialização. Nesse contexto, a estruturação de cadeias produtivas passa a ser meta de organizações públicas e privadas, bem como da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Mercado local

Um caso concreto de desenvolvimento de mercado será detalhado por Nivaldo Guimarães Vasconcelos, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Curitiba. Ele vai mostrar, também no painel Empreendedorismo Rural, o programa de feiras noturnas que oferece alimentos da agricultura familiar a preço fixo de R$ 1,79 por quilo na capital.

A iniciativa, conhecida como programa Nossa Feira, estaria garantindo, aos produtores, preços um terço acima dos praticados no mercado atacadista e, aos consumidores, até 40% abaixo dos apresentados pelo comércio em geral. As feiras ocorrem em dez bairros e abastecem 10 mil pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]