• Carregando...
Ave está cuidando dos filhotes mamíferos há duas semanas no Sul de Minas Gerais. | Jonathan Campos/Gazeta d o Povo
Ave está cuidando dos filhotes mamíferos há duas semanas no Sul de Minas Gerais.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta d o Povo

Os animais do sítio de seu Dinho, em Piumhi, no Sul de Minas Gerais, estão em crise de identidade. Um bode vigia a casa como um cão de guarda enquanto os cachorros assistem a tudo calados como gatos. Mas a última quem aprontou foi uma galinha choca: ela pensa que é uma cadela e está tomando conta de sete cachorrinhos.

Jade volta para cuidar dos filhotes, mas a galinha choca não sai do ninho.Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O caso surgiu em meio às entrevistas da Expedição Agricultura Familiar, projeto do Agronegócio Gazeta do Povo que percorre Minas Gerais nesta semana. Técnicos e jornalistas estão na região para documentar as cadeias do queijo e do café.

A galinha não se afasta dos cãezinhos. Isso com permissão da mãe verdadeira, Jade, que não se importa com a companhia da ave nem na hora de amamentar. Cacarejando grosso e senhora de si, estende suas asas sobre os cachorrinhos o tempo todo, formando um tipo de ninhada que ninguém do sítio conhecia.

Pintinho órfão

Seu Dinho, que é produtor de queijo e atende por Hildo Narciso da Silva, tem uma explicação. O problema foi que só um ovo da última ninhada da galinha descascou. E ele achou que não valia a pena deixar a ave cuidando de apenas um pintinho. Então, resolveu vendê-lo na cidade. O órfão deve estar crescendo rápido em outro galinheiro. O que não se previa é que a mãe do pequeno ficaria perdida.

“Quando a gente tira o pintinho, a galinha volta a por ovos mais rápido. Já era para ela ter voltado produzir, mas está demorando demais”, explica o dono do laticínio Queijo Dinho. Se ele conseguir fazer a galinha voltar ao trabalho logo, vai sair ganhando. “Uma dúzia de ovos vale muito mais que um pintinho”, compara.

Já faz duas semanas que a galinha está chocando os sete cachorrinhos de Jade. Os filhotes ainda não têm nomes, mas contam com duas mães desde que nasceram.

Segundo o pessoal do sítio, assim que voltar a por ovos, a galinha vai recuperar seu comportamento padrão. A ave tende a ficar indiferente aos cãezinhos, mesmo que eles queiram brincar com ela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]