
A reta final dos roteiros da Expedição Avicultura 2015 contemplou a logística exportadora do frango. Visitas a terminais portuários em Paranaguá (PR), Itajaí (SC) e Navegantes (SC) deram a dimensão da infraestrutura disponível para o embarque da produção. Confira os detalhes dessa viagem nas fotos de Hugo Harada.

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Contêineres são o suporte para garantir exportação do frango brasileiro rumo aos mercados internacionais.

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Foco em produtividade dos terminais busca acelerar carga e descarga de navios, gerando redução de custos.

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Antes de chegar aos navios, contêineres ficam ligados em tomadas na própria área do porto.

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Navios com mais de 300 metros de extensão são disputados pelos principais portos. Canais de acesso e custos de embarque são decisivos para conquistar armadores.

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Equipamentos conhecidos com portaineres servem para tirar os contêineres do solo e colocá-los nos navios.

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Terminais planejam investimentos de peso para manter competitividade e fôlego operacional. Em Paranaguá o TCP tem plano de injetar mais de R$ 1 bilhão no terminal mediante a prorrogação do contrato de concessão.

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Integração multimodal: Stacker patolada faz a remoção dos contêineres dos trens e ajuda no fluxo das cargas para os navios.

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Além de Paranaguá, Expedição Avicultura também passou por Itajaí, onde equipe conversou com o o assessor da superintendência do porto, Heder Moritz.

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Rio Itajaí-Açú coloca as estrtuturas portuárias de Itajaí e Navegantes frente a frente. Terminais fazem disputa direta por cargas e navios.

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No lado de Itajaí a APM Terminals detém a concessão para fazer operação portuária.

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Empresa pede a prorrogação da concessão para ampliar área de abrangência em Itajaí e receber mais navios.

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Além de infraestrutura no porto, Itajaí conta com área de armazenagem no município, o que favorece o envio de cargas.

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Itajaí monitora com atenção clima da região. Excesso de água no interior pode aumentar correnteza do rio Itajaí-Açu, impedindo a entrada de navios.

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Do outro lado do rio Itajaí-Açu fica o terminal da Portonave, em Navegantes, que oper a como terminal de uso privado (TUP), sem concessão.

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Expedição Avicultura também se reuniu com representantes empresa para conhecer de perto a infraestrutura do terminal.

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Sem contar com a mesma retroárea disponível em Itajaí, terminal de Navegantes reforça infraestrutura própria para ampliar capacidade de recepção de cargas.

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Portonave conquistou em 2015 rotas que pertenciam a Itajaí, o que gerou migração de cargas e navios na região.

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Milhares de contêineres chegam e saem diariamente do terminal catarinense.

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Além de espaço para recebimento de contêineres, Portonave também aposta em armazém próprio próximo ao porto para conquistar cargas e clientes.

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Portos do Sul marcam o ponto final da rota dos frangos no Brasil. Maior parcela da produção sai rumo ao exterior via Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

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Estruturas gigantes mudam paisagem do litoral catarinense.

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Pessoas e veículos lado a lado dos navios mostram dimensão das estruturas para movimentação de cargas.
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