• Carregando...
Dobra a produção de lavoura cultivadas entre montanhas | Giovani Ferreira/gazeta Do Povo
Dobra a produção de lavoura cultivadas entre montanhas| Foto: Giovani Ferreira/gazeta Do Povo

A colheita de soja começa a ganhar corpo em Roraima, no extremo Norte, num momento em que as demais regiões do Brasil concentram-se no plantio. A produção deve ser contabilizada ainda nas estatísticas da safra 2013/14, mas o mercado local inspira as discussões que vão pautar a safra 2014/15 da oleaginosa em todo o país.

A Expedição Safra Gazeta do Povo fará nesta semana uma incursão no estado. Além de registrar os índices de produtividade e lucratividade, numa região em que a agricultura está em expansão, vai mostrar qual o impacto do recuo em série nos preços das commodities na cadeia produtiva.

O encontro sela uma parceria entre a Expedição e os produtores de Roraima. Organizada pela Comissão dos Produtores de Soja do estado, a programação que marca o início da colheita será em Boa Vista. Uma palestra sobre mercado abre a programação, no dia 26. Os participantes vão a campo no dia 27, sábado, para acompanhar os registros das colheitadeiras.

Com 18 mil hectares cultivados, o estado tem potencial para colher 50 mil toneladas do grão, o dobro da temporada anterior. A área e o volume deste ano confirmam a retomada da produção na região. Depois de atingir 20 mil hectares, em 2005, restrições de natureza fundiária reduziram o cultivo a pouco mais de 1 mil hectares.

Para a safra 2014/15 a intenção dos produtores é mais que dobrar a extensão cultivada e atingir 40 mil hectares. A meta para 2019 é ainda mais audaciosa. A depender das condições de mercado, existe um ambiente favorável para alcançar 120 mil hectares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]