• Carregando...
Bolsa de Comércio e Bolsa de Cereales elevam projeções de recorde. | Fotos:jonathan Campos/gazeta Do Povo
Bolsa de Comércio e Bolsa de Cereales elevam projeções de recorde.| Foto: Fotos:jonathan Campos/gazeta Do Povo

O sol permitiu um rápido avanço na colheita de verão na Argentina neste início de semana e os resultados são surpreendentes. A Expedição Safra Gazeta do Povo acompanha o trabalho de campo e confere que boa parte dos produtores registra, de média, 4,5 mil quilos de soja por hectare, em marcas jamais alcançadas regionalmente.

"É uma safra para ficar no almanaque", resume o chefe de Cereais da Cooperativa Agrícola de Monje, Carlos Segovia. Monje é um distrito de San Jerónimo, na província de Santa Fé, onde a colheita passa dos 30%.

A explicação para tanta produção está no clima, conforme os técnicos e produtores ouvidos pela Expedição. A zona núcleo de produção normalmente registra veranicos no início de janeiro, e neste ano teve chuva.

Houve até excesso de chuva e as áreas que nem serão colhidas por causa dos alagamentos passam de 500 mil hectares, conta Russo. "Mas os ótimos resultados dos outros campos permitem um recorde."

A Expedição segue viagem pela Argentina para conferir resultados da produção e o escoamento da safra de grãos. O roteiro começou na província de Santa Fé e segue para a província de Córdoba. A equipe vai levantar informações ainda em Buenos Aires e, depois, segue para o Uruguai, onde as áreas de cultivo crescem a passos largos.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]