• Carregando...
Máquinas ficam em operação até anoitecer para dar agilidade ao trabalho de campo. | Daniel Castellano / Gazeta Do Povo
Máquinas ficam em operação até anoitecer para dar agilidade ao trabalho de campo.| Foto: Daniel Castellano / Gazeta Do Povo

Os produtores de Goiás que escaparam do atraso na colheita de soja aceleram o trabalho de campo para garantir o plantio de milho safrinha com clima favorável e dentro da janela ideal. Nos principais polos graneleiros do estado é possível encontrar colheitadeiras em ação até o anoitecer, sendo seguidas de perto pelas plantadeiras carregadas com sementes de milho. Assim como em Minas Gerais o estado sofreu com a escassez de chuvas no início do plantio, exigindo uma revisão no cronograma planejado pelos agricultores.

Em Cristalina (Leste), o agricultor Saulo Tomazini corre contra o tempo para conseguir fazer o plantio de 1 mil hectares de milho safrinha. Ele conta que o ideal é fazer o plantio antes do final do mês, já que a partir de abril as chuvas ficam escassas e podem afetar o desenvolvimento das plantas. O desafio é compensar o atraso de quase dois meses, já que na última safra o plantio de soja foi feito no dia 04 de outubro, enquanto neste ano a operação começou somente no dia 30 de novembro devido à falta de umidade, indica. “Plantamos tudo na primeira chuva que deu e ainda assim foi atrasado”, detalha. As lavouras tem rendido e média 5 sacas a menos do que em 2013/14,oscilando entre 45 e 50 sacas por hectare.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]