Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Soja e arroz apagam fronteira entre Brasil e Uruguai

 |

O plantio de soja nos imensos campos de várzea entre Brasil e Uruguai -- tradicionalmente dedicados ao arroz -- abre caminho à oleaginosa nos dois países. Produtores brasileiros e uruguaios especializados nos arrozais e na pecuária cedem área à sojicultura, que entra em sistemas de rotação e intensifica a utilização das terras, apura a Expedição Safra Gazeta do Povo nesta semana.

Aprovada nas várzeas, a soja sobe para as coxilhas (áreas com algum declive). A pecuária é forçada a recuar para que a cultura ganhe espaço sem que seja necessário reduzir o arroz -- que continua sendo o principal cultivo das fazendas. Somando terras próprias e arrendadas, há produtores cultivando 10 mil hectares neste sistema de rotação (soja, arroz, pasto).

Os agricultores Aquiles e Henrique Stefanello, pai e filho, acompanham a comitiva de técnicos e jornalistas da Expedição Safra em visitas a propriedades do lado brasileiro (no Rio Grande do Sul) e do lado uruguaio (nos departamentos de Treinta y Tres e Cerro Largo). Eles são reconhecidos como precursores do uso da soja na rotação com arroz e mostram que uma nova tecnologia para produção da oleaginosa vem sendo desenvolvida na região da fronteira.

Acompanhe reportagem completa nas próximas edições do caderno Agronegócio da Gazeta do Povo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.