• Carregando...
Colheita começa a ganhar ritmo na região de Balsas (MA). | Jonathan Campos / Gazeta Do Povo
Colheita começa a ganhar ritmo na região de Balsas (MA).| Foto: Jonathan Campos / Gazeta Do Povo
Médias de produtividade tem sido salvas pelo uso de pivôs, que ajudam a amenizar efeitos dos veranicos.

Além da passagem pelo porto de Itaqui, em São Luís, a jornada da Expedição Safra Gazeta do Povo pelo estado do Maranhão também incluiu visita a produtores da principal praça agrícola do estado. Em Balsas (região Sul) a colheita de soja avança com grande irregularidade nas produtividades, que oscilam entre 40 sacas por hectare e 70 sacas/ha. Na média, contudo, o quadro é de preocupação devido à ocorrência dois veranicos que, juntos, representaram mais de 30 dias sem chuva na lavoura.

Médias de produtividade tem sido salvas pelo uso de pivôs, que ajudam a amenizar efeitos dos veranicos.

É possível encontrar áreas onde a pluviosidade acumulada caiu praticamente pela metade. Na Fazenda Seis Irmãos o acumulado de chuvas até fevereiro era de 700 milímetros, ante média histórica de 1,3 mil milímetros. “Colhemos soja com produtividade acima de 50 sacas por hectare em alguns talhões na última safra, mas agora teremos perdas de pelo menos 10%”, detalha Cléber Lucas Scherer, que ajuda a administrar os 9 mil hectares da propriedade da família. Ele trabalha com a possibilidade de que o rendimento médio chegue a 40 sc/ha, equiparando receitas e despesas e comprimindo a rentabilidade da produção.

O trabalho de campo da Expedição Safra durante este fim de semana e o início da próxima semana, com acompanhamento das lavouras nos estados do Piauí e Bahia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]