• Carregando...
Máquinas percorrem 20% finais das lavouras de soja. |
Máquinas percorrem 20% finais das lavouras de soja.| Foto:

As colheitadeiras chegam aos 20% finais das lavouras brasileiras de soja e milho de verão nesta semana e consolidam resultados surpreendentes para um ano de veranicos. Após percorrerem 16 estados, os técnicos e jornalistas da Expedição Safra Gazeta do Povo concluem que a oleaginosa rende volume 8,1% maior que o da safra passada, alcançando 94,16 milhões de toneladas. Dessa forma, mesmo com queda de 6,5% no milho de verão, que perdeu área, a safra 2014/15 aponta para 202 milhões de toneladas de grãos.

INFOGRÁFICO:Veja como será a produção de grãos em cada estado brasileiro.

A previsão da soja havia sido rebaixada para 93 milhões de toneladas diante dos veranicos que atingiram fortemente estados como Goiás entre o plantio e o enchimento de grãos. No entanto, os três principais estados produtores – Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul –, confirmam produtividade além da estimada no início da colheita. E ajudam a sustentar a média nacional em 3 mil quilos por hectare (veja infográfico).

A safra de 202 milhões traz incremento de 7 milhões de toneladas de grãos na comparação com 2013/14, conforme indicador da Expedição Safra. Se considerada a safra inverno, em plantio, o milho somará 73 milhões de toneladas. Com as 94 milhões de toneladas de soja, o país tem 83% de sua safra sustentados nessas duas culturas. Um volume de produção que representa um drible nos problemas climáticos iniciais da temporada.

A falta de umidade foi impactante, mas a quebra em relação ao potencial da produção limitou-se a 2 milhões de toneladas na soja (de 96 para 94), avaliam a Expedição Safra. Em sua nona edição, o projeto envolve 30 técnicos e jornalistas. Forçado pelo próprio clima, escalonamento do plantio fez com que o impacto de cada veranico fosse pontual, atingindo principalmente as lavouras semeadas precocemente. A retração no volume previsto para o milho de verão (6,5%) é provocada pela redução na área plantada (7,9%).

“O volume da safra brasileira de grãos cresce em ritmo mais adequado à demanda. As cotações internacionais apontam que, a partir de agora, a expansão anual será mais ajustada ao mercado”, avalia o coordenador da Expedição, Giovani Ferreira.

Reforço no Sul

Os números do Indicador Brasil mostram que a produção da Região Sul está sendo decisiva para sustentar a safra nacional. O Paraná -- que registrou quebra na produção de grãos na safra passada – amplia sua participação na produção de soja de 16% para 18%, alcançando 16,94 milhões de toneladas. As lavouras gaúchas, com 15 milhões de toneladas de soja, passam de 15% (2013/14) para 16% (2014/15).

E Mato Grosso abre larga vantagem sobre os demais estados. A colheita chega aos 99% da área plantada com 3,12 mil quilos por hectare (52 sc/ha) -- marca próxima do recorde de 3,18 mil kg/ha alcançados em 2011/12. A expansão de 5% na área plantada permitiu ao estado elevar sua participação na safra nacional da oleaginosa de 28% (2013/14) para 29% (2014/15). Com 27,55 milhões de toneladas, o estado do Centro-Oeste produz 2,8 vezes o volume da soja dos estados do Centro-Norte

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]