i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
safra 2015/16

Expedição Safra inicia sondagem de 40 mil quilômetros na colheita pelo MS e MT

Na sua 10ª edição, projeto da Gazeta do Povo irá verificar o potencial do país para a produção de soja e milho

  • PorDa Redação
  • 25/01/2016 16:28
No MS, colheita rende 55 sacas por hectare, considerada boa por conta dos problemas com o clima. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
No MS, colheita rende 55 sacas por hectare, considerada boa por conta dos problemas com o clima.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Com um roteiro de 5 mil quilômetros pelo Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a Expedição Safra Gazeta do Povo dá a largada para a sondagem da fase de colheita. Nas próximas duas semanas, uma equipe do projeto, que está na 10ª edição, irá percorrer as principais regiões produtoras de grãos -- soja e milho -- dos dois estados para verificar as condições das lavouras e recolher informações junto a técnicos e produtores.

Confira imagens dos primeiros dias da Expedição Safra no MS

Na fase de plantio, as equipes de técnicos e jornalistas da Expedição Safra identificaram diversos problemas gerados pelo El Niño. Na região Centro-Oeste, por exemplo, a falta de umidade atrasou a semeadura, obrigando muitos produtores a optarem pelo replantio para garantir uma boa colheita. No Sul ocorreu o oposto. O excesso de chuvas gerou transtornos no plantio, pois as máquinas não conseguiam entrar nas lavouras.

Acompanhe

o dia a dia da equipe da Expedição Safra no MS e MT no site www.agrogp.com.br.

Diante das adversidades, a última projeção da Expedição Safra revelou que o Brasil tem potencial para produzir 99,79 milhões de toneladas de oleaginosa. A estimativa anterior era de 100,32 milhões de toneladas. Mas os problemas climáticos colocaram a produtividade de várias regiões em risco. No milho, a projeção é de menos de 30 milhões de toneladas.

“Vamos a campo novamente para verificar as condições das lavouras e se a produtividade está dentro do esperado”, afirma Giovani Ferreira, coordenador do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo.

Terminais

Além da sondagem de campo, a equipe do projeto irá verificar a estrutura logística de escoamento da região. Parte do trajeto será percorrido pela BR 163, principal via de saída dos grãos mato-grossense e sul-mato-grossense até os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

O roteiro também inclui paradas nos municípios de Itiquira e Rondonópolis, que contam com terminais para o transbordo de grãos de caminhões para vagões de trem.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.