• Carregando...
Jaques tem registrado produtividade média de 62 sacas por hectare na área já colhida. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Jaques tem registrado produtividade média de 62 sacas por hectare na área já colhida.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

A seca das últimas duas temporadas que derrubou a produtividade das lavouras de Minas Gerais não deu as caras na safra 2015/16. Com o clima moderado e boa dose de umidade, os produtores do estado estão atingindo produtividade de até 70 sacas por hectare, verificou a Expedição Safra Gazeta do Povo. A equipe do projeto, que já passou por São Paulo e Goiás, está no Triângulo Mineiro, um das regiões mais férteis de Minas.

Movimento de colheitadeiras nas lavouras de MG é intenso, para aproveitar o clima favorável.Hugo Harada/Gazeta do Povo

“Nenhuma área ficou mais de 15 dias de chuva. O produtor investiu em nutrição sabendo que a lavoura tinha potencial. A colheita está ótima”, comemora Cariton Lopes Pimenta, produtor e proprietário da revenda Minas Goiás Agronegócio localizada em Centralina. A empresa atua nos municípios de Centralina, Capinópolis, Panamá, Cachoeira Dourada, Ipiaçu, Ituiutaba, Monte Alegre e Bom Jesus, todos na região do Triângulo Mineiro.

Pimenta relembra, que na temporada passada, a falta de umidade complicou a vida dos produtores. Muitas lavouras de soja chegaram a ficar 35 dias sem o registro de chuva por conta de um veranico.

“Pelo desenvolvimento das plantas é possível prever a manutenção da média de produtividade até o momento. O potencial é muito promissor”, aponta.

Na propriedade de Jaques de Souza Reis, em Capinópolis, os primeiros 500 hectares colhidos atingiram média de 62 sacas. “O desenvolvimentos das plantas está bom. A produtividade pode até elevar daqui para frente”, diz, satisfeito.

O bom desempenho das lavouras ajuda a esquecer as últimas duas temporadas. Na safra 2014/15, a média de produtividade da propriedade de 2 mil hectares de Reis foi de 35 sacas por hectare. “Tivemos área com 25 sacas por hectare. Pior safra que já vi” , aponta. “Mas esse ano está bem diferente. O enchimento do grão foi bom”, complementa.

A Expedição Safra segue viagem por Minas Gerias por mais alguns dias. Na próxima semana, uma equipe do projeto sai para percorrer as lavouras do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]