
Ouça este conteúdo
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o primeiro foco de incidência da gripe aviária em uma granja de aves comerciais no Brasil. O vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) foi identificado no município de Montenegro, Rio Grande do Sul. O vírus circula desde 2006, principalmente, na Ásia, África e no norte da Europa. Após o comunicado, a China suspendeu temporariamente a compra de carne de frango do Brasil.
“O Mapa alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, diz o trecho de um comunicado publicado nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
A pasta destaca que o risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo “e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”.
De acordo com o comunicado, as autoridades sanitárias já deram início às medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência.
As medidas visam não somente acabar com a doença, mas também manter a capacidade produtiva do setor.
Governo alertou órgãos e parceiros comerciais envolvidos na cadeia produtiva
O Ministério da Agricultura e Pecuária também enviou um comunicado oficial aos entes das cadeias produtivas envolvidas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, e aos parceiros comerciais do Brasil.
O Mapa destacou ainda que o Serviço Veterinário brasileiro vem sendo treinado e equipado para o enfrentamento dessa doença desde a primeira década dos anos 2000.
“Ao longo desses anos, para prevenir a entrada dessa doença no sistema de avicultura comercial brasileiro, várias ações vêm sendo adotadas, como o monitoramento de aves silvestres, a vigilância epidemiológica na avicultura comercial e de subsistência, o treinamento constante de técnicos dos serviços veterinários oficiais e privados, ações de educação sanitária e a implementação de atividades de vigilância nos pontos de entrada de animais e seus produtos no Brasil”, disse a pasta.
“Tais medidas foram cruciais e se mostraram efetivas e eficientes para postergar a entrada da enfermidade na avicultura comercial brasileira ao longo desses quase 20 anos”, completou.
China suspende compra de frango do Brasil
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou que a China suspendeu temporariamente toda a compra de carne de frango brasileiro e derivados devido ao registro da doença.
De acordo com o protocolo sanitário chinês, quando se é comprovado um caso de gripe aviária, ainda que isolado, todas as compras realizadas no país exportador são “bloqueadas”.
Fávaro disse que o governo brasileiro vinha negociando com a China algumas alterações nesse protocolo para que fossem bloqueadas apenas as compras da produção do local afetado pela doença, como já acontece em protocolos negociados com Japão, Reino Unido, Emirados Árabes e outros compradores. Mas como as negociações não foram concluídas antes da comprovação do foco da doença no Rio Grande do Sul, o bloqueio da China anunciado hoje vale para todo o Brasil.
VEJA TAMBÉM: