Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nota oficial

Gripe aviária: Mapa confirma novo foco em aves de subsistência em Mato Grosso

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, divulgou nota neste domingo (8). (Foto: Guilherme Martimon/MAPA)

Ouça este conteúdo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou neste sábado (7) a presença do vírus da gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma criação de aves domésticas de subsistência no município de Campinápolis, em Mato Grosso. Este é o quarto foco da doença identificado em aves de subsistência no Brasil.

VEJA TAMBÉM:

Em nota, o Ministério informou que a propriedade foi imediatamente interditada pelo Serviço Veterinário Oficial, que realizou a coleta de amostras para análise laboratorial. Os testes confirmaram a presença do vírus, e medidas de erradicação já foram iniciadas.

Neste domingo (8), começaram as ações de vigilância e controle em um raio de 10 quilômetros ao redor do foco. Segundo o Mapa, não há granjas comerciais nesse perímetro, o que reduz o risco de impacto sobre a produção avícola em larga escala.

Apesar do novo caso, o ministério reforça que não há restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. O consumo e a exportação seguem considerados seguros, sem riscos para a saúde pública.

O Mapa também esclarece que esse novo foco não altera o cronograma do vazio sanitário de 28 dias iniciado em Montenegro (RS), após a confirmação de um caso da doença em uma granja de matrizes de aves comerciais.

As autoridades seguem monitorando a situação e reforçam a importância das medidas de biossegurança para conter a disseminação do vírus no país.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.