
Ouça este conteúdo
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou nesta sexta-feira (23) que a Coreia do Sul restringirá o embargo à importação de carne de frango do Brasil ao Rio Grande do Sul, estado onde foi confirmado um caso de gripe aviária em granja comercial na última semana.
"A crise sanitária é ancorada em confiança. Mas o importante é que alguns países do mundo já estão revendo seus protocolos. Por exemplo, Rússia regionalizou, Coreia do Sul acabou de nos avisar que também está regionalizando. Diminuindo, então, o bloqueio total ao Brasil", disse.
Fávaro ressaltou que o caso de gripe aviária tem "um forte indício de estar contido", mas disse que é necessário aguardar o período decisivo de 28 dias, iniciado nesta quinta (22) com a desinfecção da granja, para o Brasil ficar livre da gripe aviária.
"Este vírus é bastante letal às aves. Apesar de a gente estar com o sistema muito ativo de busca de casos, para que se dê transparência e eficiência no sistema de resguardo brasileiro, veja que nenhuma outra ave morreu. Portanto, é um forte indício de que o caso está contido", disse.
A declaração de Fávaro ocorreu após a recepção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao presidente da Angola, João Lourenço, no Palácio do Itamaraty. O ministro da Agricultura conversou com produtores e autoridades angolanas sobre uma parceria para o aumento da produção no país africano.
Novas suspensões
Nesta sexta (22), o Ministério da Agricultura informou que Índia, Albânia e Namíbia anunciaram a suspensão das importações da carne de frango do Brasil. Segundo o comunicado, Angola também optou por restringir as compras da carne de frango apenas do Rio Grande do Sul. Com os novos embargos, mais de 40 destinos anunciaram algum tipo de suspensão.
- Suspensão total das exportações brasileiras de carne de aves: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Albânia, Namíbia e Índia.
- Suspensão restrita ao Estado do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia. Já Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão reduziram as restrições, limitando-as apenas ao território gaúcho.
- Suspensão específica para o município de Montenegro (RS): Emirados Árabes Unidos e Japão.
O Ministério segue em diálogo com as autoridades sanitárias dos países importadores, oferecendo de forma rápida e transparente todas as informações técnicas necessárias. O objetivo é garantir a segurança sanitária e viabilizar a retomada das exportações o quanto antes.
Por fim, o Mapa reforça que o consumo de carne de aves e ovos segue seguro, sem risco à saúde da população.









