i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Investimento: R$ 82 milhões

Dona da Elma Chips abre centro de pesquisa para criar salgadinhos com a cara do Brasil

Empreendimento será focado em desenvolver produtos à base de ingredientes típicos do país e da América do Sul, como inhame e mandioca; bebidas, grãos e lácteos também estão no portfólio

  • PorDa Redação
  • 22/11/2017 17:44
No Brasil, a PepsiCo é um dos maiores consumidores do agronegócio: a empresa compra 120 mil toneladas de batata e 20 mil toneladas de milho. | Divulgação/PepsiCo
No Brasil, a PepsiCo é um dos maiores consumidores do agronegócio: a empresa compra 120 mil toneladas de batata e 20 mil toneladas de milho.| Foto: Divulgação/PepsiCo

Uma das maiores companhias de alimentos do mundo - dona de marcas como Pepsi, Elma Chips, Doritos e Quaker - a PepsiCo anunciou a abertura de um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) multicategoria. O empreendimento fica em Sorocaba (SP) e será especializado em alimentos com ingredientes vindos da América do Sul. O objetivo é desenvolver soluções para snacks, cookies, produtos lácteos, grãos e bebidas.

O investimento total é de US$ 25 milhões. De acordo com a PepsiCo, a iniciativa ressalta a visão e estratégia de performance com propósito e a convicção de que o sucesso da empresa está intrinsecamente ligado à sustentabilidade do mundo em que atua.

“O investimento para construir um dos centros globais de P&D da PepsiCo no Brasil mostra a importância do país para a empresa. Este centro tornará nossa operação brasileira ainda mais importante para a região e aumenta o perfil e potencial do Brasil no desenvolvimento e inovação global da companhia”, explicou João Campos, CEO da PepsiCo no Brasil.

O centro de pesquisa em Sorocaba permitirá o desenvolvimento de produtos a partir da biodiversidade da região, com ingredientes como mandioca, inhame e açaí, que já fazem parte de dietas sul-americanas.

O complexo de 4,5 mil metros quadrados iniciou testes em janeiro. O edifício possui diversos laboratórios e cozinhas experimentais. O Centro emprega 79 cientistas de nutrição, engenharia de alimentos e outras áreas de especialização.

“O Brasil é o lar da maior biodiversidade da região que inclui muitas das raízes, tubérculos, grãos e leguminosas que são apreciados em vários países ao redor do mundo. Trabalharemos para celebrar a diversidade do Brasil, de forma natural e cultural, usando nossa expertise de desenvolvimento de produtos para oferecer opções deliciosas e nutritivas ao consumidor”, salienta a vice-presidente de P&D Global para América Latina, Carmela Rivero.

O complexo de 4,5 mil metros quadrados iniciou testes em janeiro. O edifício possui diversos laboratórios e cozinhas experimentais. Divulgação TensoFace

Brasil no circuito de inovação

O centro de Sorocaba é o nono a ser designado como centro de excelência global de inovação. A América Latina possui outro empreendimento do tipo em Monterrey, no México, que se concentra nas tecnologias de cozimento.

Portfólio nutricional maior

Uma das ideias com os novos laboratórios é explorar novos sabores e texturas. “Imagine, por exemplo, ser capaz de processar mandioca e polenta em salgadinhos ou mesmo desenvolver novos produtos inovadores à base de feijão, frutas nativas, batatas doces e mandioquinha. Com o centro de Sorocaba, tudo isso será possível”, diz Carmela Rivero.

No Brasil, a PepsiCo é um dos maiores consumidores do agronegócio: a empresa compra cerca de 120 mil toneladas de batata, 20 mil toneladas de milho, 25 mil toneladas de aveia e 27 mil toneladas de coco a cada ano. Este mercado de 192 mil toneladas define o tamanho do negócio, a segunda maior operação da PepsiCo na América Latina.

Quanto à biodiversidade da América do Sul, a PepsiCo acredita que haverá benefício não só para os consumidores, mas para os agricultores que estão investindo na plantação de alimentos locais. A companhia já tem programas destinados a incentivar a agricultura, como o Programa Agro, que oferece intercâmbios de tecnologia, treinamento e consultoria sobre gestão sustentável para parceiros.

Desde 1997, o Programa Agro tem como objetivo estabelecer parcerias de longo prazo com produtores de matérias-primas locais como batatas, aveia, milho e coco e realizar melhorias tecnológicas no campo, bem como o intercâmbio de experiências entre produtores. Com uma equipe dedicada para auxiliar os agricultores, todas as etapas da produção agrícola são refinadas, desde a seleção de sementes até o armazenamento e transporte.

A PepsiCo teve receita líquida de mais de US$ 63 bilhões em 2015. O portfólio inclui 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas estimadas anualmente no varejo. No Brasil desde 1953, a PepsiCo conta com 15 plantas e cerca de 100 filiais de vendas localizadas em todo o Brasil, com 13 mil funcionários.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.