A previsão de clima favorável ao desenvolvimento das lavouras nos Estados Unidos fez o mercado internacional de grãos abrir a semana no terreno negativo na Bolsa de Chicago. A soja voltou trabalhar nos níveis em que operava no início de 2012 e o milho recuou ao menor preço desde junho de 2010. As temperaturas amenas previstas para o Meio-Oeste norte-americano nos próximos dias devem ajudar a polinização do cereal e desenvolvimento da oleaginosa, que já entra em fase de formação de grãos.
Em relatório divulgado no final do dia, após o encerramento do pregão, o Departamento de Agricultura dos EUA (Usda) mostrou que 19% das plantações estão nesta etapa. O índice de florescimento chegou a 60% e o porcentual de lavouras em condições consideradas boas ou excelentes subiu um ponto, para 73%. No milho, o índice ficou inalterado em 76%. “O clima é muito favorável. As expectativas de rendimento não param de subir”, disse à agência Bloomberg Bill Gentry, analista da Risk Management Commodities em Lafayette, Indiana.
Depois de cair 13,75 pontos no dia, o contrato novembro/14 da soja, que sinaliza preços para a nova safra norte-americana, fechou o dia cotado a US$ 10,7150/bushel. Nos últimos 12 meses, oleaginosa já perdeu 16% de seu valor em Chicago. Recuo ainda maior foi registrado pelo milho, que acumula queda de 26% no ano. Ontem, encerrou a sessão trocando de mãos a US$ 3,72/bushel no contrato dezembro/14, com desvalorização de 6,50 pontos no dia.
BrasilAs sucessivas quedas na Bolsa de Chicago têm refletido negativamente no mercado brasileiro. Na última semana, o preço FOB da soja atingiu o menor patamar desde agosto de 2013 no porto de Paranaguá (PR) e desde maio do ano passado no porto de Rio Grande (RS), em termos nominais. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP), temendo quedas mais intensas nos próximos meses e aproveitando a demanda aquecida, vendedores têm negociado parte dos estoques da soja da safra passada, ampliando a pressão negativa sobre as cotações.



