Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
plano de negócios

Laticínio de Treze Tíllias rompe com imagem de produto regional ligado a imigrantes

Marca de leite líder de mercado no Sul do país muda identidade visual para crescer também no setor de derivados lácteos

Fábrica de laticínios da Tirol em Treze Tílias (SC) | Divulgação/
Fábrica de laticínios da Tirol em Treze Tílias (SC) (Foto: Divulgação/)

A marca de leite e derivados Tirol sempre ostentou com destaque em suas embalagens um típico chapéu germânico, como forma de perpetuar sua identificação com os descendentes de imigrantes austríacos que deram início à empresa, no Oeste de Santa Catarina, há quase 45 anos.

Pesquisas de mercado, no entanto, descobriram que a imagem de um produto ligado à colônia não ajudava a Tirol a conquistar novos consumidores, principalmente nos produtos derivados de leite. Segundo Marcelo Schramm, um dos designers que participou do processo de novo posicionamento da empresa, a marca Tirol estava “muito atrelada ao seu município de origem, Treze Tílias” e “precisava eliminar elementos regionais para buscar o crescimento em nível nacional”.

O resultado deste diagnóstico foi uma reformulação completa na comunicação visual da marca, que ainda manterá o chapéu germânico nas embalagens para “segurar” os consumidores mais antigos, mas de maneira bem mais discreta. Na linha de produtos kids, o garoto-propaganda da Tirol, um loirinho de olhos azuis, foi substituído por um adolescente de cabelos castanhos. Na TV, o novo posicionamento significou comerciais com famílias multiétnicas.

Com capacidade de produção diária de 2 milhões de litros de leite, a Tirol é líder no envase de leite UHT no Sul do País, e vice-líder nacional (atrás apenas da marca goiana Italac). O desafio, segundo a gerente de marketing Giocéli Escorsin, é transferir o prestígio no leite para outros nichos de mercado, como linhas de queijo, iogurte, achocolatados, creme de leite, manteiga, cream cheese e fermentados. “Temos duas opções: ou a gente vende mais derivados, ou a gente vende mais derivados”, brinca Giocéli, para enfatizar o novo foco da empresa. O objetivo, segundo ela, é aumentar em 50% o volume da venda de derivados lácteos nos próximos três anos.

“O planejamento estratégico da Tirol tem como meta não depender apenas da commodity leite. Ou seja, ampliar o leque do consumidor para que ele adquira mais produtos do nosso mix. A expectativa é concluir 2018 registrando crescimento até 2% maior que fechamos o ano passado, com a linha de derivados representando 40% de nosso faturamento”, diz Edson Martins, diretor de Mercado da empresa.

A força da Tirol no leite continuará dando suporte à marca, que busca tirar proveito deste “prestígio” no novo slogan, “Confiança que vem do leite”, que substitui o agora aposentado “A marca do sabor” num portfólio de mais de 200 produtos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.