• Carregando...
Gulfood é a maior feira de alimentos do Oriente Médio | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Gulfood é a maior feira de alimentos do Oriente Médio| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Durante a maior feira de alimentos do Oriente Médio, a Gulfood, que acontece na próxima semana em Dubai (de 18 a 22 de fevereiro), empresários brasileiros vão apelar para omeletes e shawarma na tentativa de conquistar novos clientes nos países islâmicos.

A culinária típica brasileira e árabe terá um papel estratégico no fechamento de negócios por dezesseis agroindústrias exportadoras do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás que participarão da feira nos Emirados Árabes Unidos.

O Brasil já é o maior produtor e exportador mundial de carne de frango halal, sistema que segue preceitos e normas ditados pelo Alcorão e que, entre outras exigências, estabelece que o abate tem de ser feito voltado para Meca, por um muçulmano praticante e com total drenagem do sangue.

A feira será vitrine para divulgar as marcas internacionais da avicultura brasileira - Brazilian Chicken e Brazilian Egg. A marca Brazilian Pork também estará em destaque no evento, nas vendas de produtos para estrangeiros que vivem na região e para importadores de países não-islâmicos. O Brasil se apresentará como produtor de alimentos de qualidade, com rígido controle sanitário e perfil sustentável de produção.

Entre as empresas confirmadas na feira estão a Agrodanieli, Avenorte, Aurora, Bello Alimentos, Copacol, C. Vale, Frango Granjeiro, Frangos Pioneiro, GT Foods, Jaguafrangos, Lar, Netto Alimentos, Nicolini, Vibra, Vossko e SSA.

“Como maior produtor e exportador mundial de carne de frango halal, o Brasil quer renovar e ampliar suas parcerias junto aos importadores e autoridades do Oriente Médio. Além das rodadas de negócios, teremos encontros com lideranças e representações de governos e de associações de consumidores da região. Os países árabes são nossos principais clientes, e queremos expandir os negócios em aves e ovos”, diz Francisco Turra, presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

No ano passado, os países do Oriente Médio importaram do Brasil 1,448 milhão de toneladas de carne de frango, gerando uma receita de US$ 2,408 bilhões. Os Emirados Árabes Unidos, sede da Gulfood, importaram sozinhos 300,4 mil toneladas, com receita de US$ 517,4 milhões – alcançando a sexta posição no ranking dos maiores importadores da carne de frango brasileira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]