• Carregando...
Envio de soja à China ainda movimenta o Porto de Paranaguá, apesar de o milho ser o principal produto de exportação neste momento. | Divulgação/Appa
Envio de soja à China ainda movimenta o Porto de Paranaguá, apesar de o milho ser o principal produto de exportação neste momento.| Foto: Divulgação/Appa

Todo o tempo disponível sem chuva pode ser pouco para o Brasil atingir sua meta de exportar 30 milhões de toneladas do milho colhido em 2015 até o fim de janeiro. Esse volume é recorde e se acumulou por causa das chuvas e do embarque elevado de soja, que foi sete vezes maior em novembro, na comparação com o mesmo mês de 2014. Sob alta pressão, o Porto de Paranaguá bateu novo recorde diário de carregamento de grãos por um só berço na quarta-feira (9).

Chuvas travam porto e “encavalam” exportação

Carregamento de grãos funciona dia sim, dia não. Embarques de milho programados para este mês serão feitos só em 2016 – e podem competir com a nova safra de soja

Leia a matéria completa

Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), ao longo de 24 horas, o berço 213 do Corredor de Exportação carregou 51,68 mil toneladas de soja no navio Okinawa, que segue para a China. Um navio pode carregar até 60 mil toneladas, mas nem sempre viaja com capacidade máxima lotada. Assim, com esse feito, o berço 213 conseguiu praticamente carregar um navio inteiro num mesmo dia. O serviço muitas vezes demora dois a três dias.

Exportações do agronegócio sobem inclusive em dólar em novembro. Soja teve embarque sete vezes maior

Embarque de soja foi sete vezes maior do que no mesmo mês de 2014

Leia a matéria completa

Investimentos que passam de R$ 5 milhões tornaram o carregamento mais ágil, conforme a Appa. O recorde anterior é recente, de 9 de junho, quando o berço 214 carregou 50,5 mil toneladas em um graneleiro. A nova marca supera esse patamar em 2,3%.

“Tivemos muitos dias de chuva neste último trimestre. Bastou que tivéssemos uma janela de tempo bom para que voltássemos a carregar com agilidade máxima, resultado do pacote de investimentos que fizemos nos últimos anos no Corredor de Exportação”, afirma o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Para cada dois dias de chuva em 2014, o porto registra três dias chuvosos neste ano. Os projetos de construir uma cobertura nos três berços do Corredor de Exportação foram adiados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]