i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Sustentabilidade à moda brasileira

  • PorJosé Rocher, editor
  • 06/10/2015 03:00

A sustentabilidade social, econômica e ambiental da produção de alimentos é uma das principais vantagens do Brasil. O tema vem à tona durante as viagens da Expedição Agricultura Familiar como diferencial das pequenas propriedades e do sistema agroindustrial que se ergue em torno delas.

O frango do Paraná e de Santa Catarina, por exemplo, ganha competitividade justamente pelo baixo gasto de recursos. O sistema faz 1 quilo de ave com apenas 1,8 quilo de ração. Genética e a nutrição permitem abreviar o ciclo de produção a 40 dias, com manejo rigoroso nas unidades avícolas.

Esse sistema, que garante renda no campo e fornece carne barata ao consumidor urbano, exige menos energia ambiental. Para se criar um frango à moda antiga, seria necessário o dobro do tempo e, consequentemente, mais ração, milho, soja, lavoura, semente, adubo e agrotóxico.

Isso se estende a outros setores. Pela própria necessidade de redução de custos, a regra é economizar recursos de toda ordem, da produção de hortaliças à de soja.

A convergência para um sistema menos agressivo, que obviamente não é o único possível, se dá mais em função da lucratividade do que da preocupação ambiental. Mas, no final das contas, o que prevalece é uma rotina que mostra-se viável sob os mais diversos aspectos e merece esse reconhecimento.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.