• Carregando...
Muitos temem que o afrouxamento das restrições à caça de cangurus possa acabar prejudicando a espécie. | /
Muitos temem que o afrouxamento das restrições à caça de cangurus possa acabar prejudicando a espécie.| Foto: /

Nas áreas atingidas pela seca na Austrália, as previsões meteorológicas recentes trouxeram mais más notícias para os agricultores que lutam para manter suas fazendas e gado vivos: os especialistas dizem que provavelmente não haverá nada além de céu limpo pelos próximos três meses.

Para ajudar os agricultores a lidar com as condições do tempo seco, o governo de New South Wales, o estado mais populoso da Austrália, afrouxou as restrições ao abate de cangurus, pois surgiram reclamações de que os animais selvagens estão invadindo pastos em áreas reservadas ao gado.

O número de cangurus no estado, segundo Niall Blair, ministro das Indústrias Primárias de New South Wales , alcançou “proporções de peste”, conforme noticiou a rede de tevê Australian Broadcasting Corporation (ABC). “Muitos agricultores estão tirando o rebanho das pastagens só para ver os cangurus invadindo e pegando o que sobra ”, diz Blair. “Se não lidarmos com essa situação, começaremos a ver dezenas de milhares de cangurus morrendo de fome e sofrendo, levando a uma grande crise de bem-estar animal.”

Animais selvagens se aproximando de populações humanas é um efeito colateral comum da seca, conforme explica Amir AghaKouchak, professor de engenharia civil e ambiental da Universidade da Califórnia em Irvine, ao The Washington Post. “Isso acontece o tempo todo - na Austrália, com cangurus, e em outros países, até guepardos e onças se aproximam de fazendas quando há falta de água”, afirma.

Alguns observadores temem que a longevidade da seca esteja levando os produtores australianos à beira do abismo.

No domingo, o primeiro-ministro Malcolm Turnbull apresentou um pacote de US $ 141 milhões destinado a ajudar os agricultores a lidar com a falta de chuvas, que inclui pagamentos para compensar a perda de renda e o aumento do apoio à saúde mental. A Australian Associated Press informou que aqueles que vivem em regiões atingidas pela seca que precisam de aconselhamento poderão acessar profissionais de saúde mental por telefone e Skype, em vez de ter que viajar longas distâncias para consultas.

“Estes são tempos sombrios, e muitas pessoas acham muito difícil lidar com isso”, disse Turnbull. “Muitas pessoas não querem ir à cidade, não têm tempo para ir à cidade, têm vergonha de fazê-lo.”

Ajuda financeira

O governo comprometeu cerca de US $ 500 milhões para o alívio da seca, além de programas de ajuda financeira financiados pelo governo do estado em New South Wales. “Essas são circunstâncias muito excepcionais, e é importante que reajamos e respondamos com o apoio que os agricultores precisam”, disse o primeiro-ministro a repórteres no domingo.

AghaKouchack afirmou que a situação em New South Wales “parece a mais extrema dos últimos 50 anos”, chamando os programas de saúde mental de “muito progressistas”. Embora muitas pessoas possam apontar naturalmente o dedo para a mudança climática, ele disse que os cientistas relutam em fazê-lo porque a seca provavelmente foi provocada por uma combinação de fatores. Mas o aquecimento global observado, disse AghaKouchack, “contribuiu para a severidade das secas”.

E quanto aos cangurus? Atirar neles não é um fenômeno inteiramente novo na Austrália, onde cerca de 1 milhão deveriam ser abatidos no ano passado para proteger pastos e outros animais selvagens. Ainda assim, muitos temem que o afrouxamento das restrições à caça de cangurus possa acabar prejudicando a espécie.

“Nós vemos isso como provavelmente o pior resultado possível para o canguru”, disse Ray Borda, presidente da Kangaroo Industries Association of Australia para a ABC - associação que defende a criação sustentável dos cangurus para fins industriais. “Mas eu tenho que enfatizar que entendemos a situação em que os agricultores estão.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]