• Carregando...
 | Daniel Caron/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo

As câmaras frias dos Estados Unidos ficaram cada vez mais lotadas de carne ao longo de 2018. Para a Sanderson Farms, terceiro maior processador de carne de frango do país, isso significou um preço bem menor por seus produtos.

O preço do quilo do peito, por exemplo, caiu 26%, enquanto o do meio da asa de frango recuou 30% no trimestre findado em outubro, na comparação com mesmo período do ano anterior. Ao fazer a divulgação dos resultados do quarto trimestre, a companhia informou que no ano fiscal de 2018 os preços finais, em média, estiveram 9,2% mais baixos do que em 2017.

A Sanderson Farms vendeu um recorde de 2 milhões de toneladas de carne de frango neste ano. Mas os preços caíram por causa da competição com outras commodities, como as carnes suína e bovina, que encheram a geladeira dos americanos. A carne de frango, particularmente, sofreu mais diante das seguidas promoções do varejo de itens “mais nobres”, como os bifes bovinos.

Enquanto isso, os furacões Michael e Florence devastaram algumas das plantas da companhia na Geórgia e na Carolina do Norte. Isso levou a custos adicionais e a comprometimento dos índices de eficiência. A Sanderson Farms reportou uma perda líquida de US$ 1,95 por ação no ano fiscal concluído no quatro trimestre. As vendas totalizaram US$ 798 milhões, um valor acima das previsões de mercado.

O trimestre encerrou “um ano desafiador para a Sanderson Farms”, disse Joe F. Sanderson Jr., presidente da companhia. “As condições de mercado pioraram significativamente durante nosso quarto trimestre fiscal de 2018, com declínio de preços após o Dia do Trabalho, refletindo uma fraca demanda por produtos direcionados à indústria, ou seja, daquelas plantas em que produzimos aves maiores. A queda da demanda e o resultante declínio de preços no mercado foram exacerbados pela ação dos furacões”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]