• Carregando...
 | Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
| Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Uma pessoa morreu e outras 17 ficaram doentes por causa de um surto interestadual ligado a carne de frango contaminada com salmonela, segundo informaram autoridades federais de saúde dos Estados Unidos na quarta-feira (29). Os casos ocorreram entre 25 de setembro de 2017 a 4 de junho deste ano.

A morte ocorreu no estado de Nova York, com os outros casos de doentes acontecendo nos estados do Leste dos EUA até a Virgínia. A pessoa que morreu estava entre os oito hospitalizados, disseram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Algumas vítimas disseram a investigadores que comiam frango da marca Empire Kosher. O lote do produto foi rastreado e levou a duas fábricas, incluindo uma que processa produtos da Empire, conforme informou o CDC. A Empire Kosher não retornou os pedidos de entrevista.

Não existe alerta para evitar-se o consumo de algum produto específico de frango, disse a porta-voz do CDC, Brittany Behm. Mas as autoridades de saúde não estão seguras de que todas as pessoas que adoeceram no período foram contabilizadas. “É muito cedo para afirmar”, disse Behm ao The Washington Post.

Não está muito claro ainda quando exatamente a pessoa morreu da doença. O CDC encaminhou pedido de mais informações ao Departamento de Saúde do Estado de Nova York, que foi o primeiro a revelar o surto e alertar as autoridades federais. O órgão ainda não deu retorno.

O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura está investigando a contaminação. Na sexta-feira (24), a agência divulgou um alerta de “bastante cautela” aos consumidores em relação a eventuais produtos contaminados.

A salmonelose pode causar diarreia, cólicas abdominais e febre dentro de 12 a 72 horas após o consumo dos produtos contaminados, segundo a agência.

Em julho, pelo menos 90 pessoas relataram ter passado mal por causa de um surto de salmonela ligado a produtos de peru. Antes, em abril, um alerta de risco de contaminação em 200 milhões de ovos foi emitido com suspeita de terem contaminado mais de 20 pessoas.

O CDC compilou uma lista de práticas recomendadas para evitar infecções por salmonela, entre elas lavar as mãos antes e depois de preparar os alimentos, especialmente carne crua, bem como as áreas de preparo da comida, incluindo bancadas e tampos de mesas; lavar as mãos depois de tocar em animais e usar o banheiro; cozinhar bem as carnes; e não dar alimento cru para os pets.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]