• Carregando...
Algumas vacas holandesas  da bacia leiteira dos Campos Gerais do Paraná produzem mais de 80 litros de leite por dia | Arquivo/Gazeta do Povo
Algumas vacas holandesas da bacia leiteira dos Campos Gerais do Paraná produzem mais de 80 litros de leite por dia| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

A plateia de centenas de pecuaristas, estudantes e profissionais de zootecnia e veterinária não arredou o pé da palestra do holandês Bert Van Niejenhuis durante o 8º Simpósio Internacional Leite Integral, que aconteceu nesta semana em Curitiba.

“Experimente se deitar com um balde enorme entre as pernas. É a mesma dificuldade enfrentada por uma vaca com o úbere cheio. Quanto mais confortável for a cama, melhor para ela e para a produção de leite”, disse Niejenhuis.

O holandês é um master trainer do mundo das vacas leiteiras. Ele pertence ao time de especialistas do CowSignals, uma empresa europeia dedicada a traduzir para os seres humanos tudo o que uma vaca precisa para ser produtiva e feliz.

Após a palestra na ExpoUnimed, ele conversou com o núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo. Confira.

É preciso ser uma espécie de “encantador de vacas” para entender a linguagem das bezerras?

Você precisa amar as vacas, por que assim você presta atenção nelas e vê os sinais que nos enviam para se comunicar. Elas não podem conversar, mas falam usando o corpo.

Quais são alguns sinais que uma vaca nos envia, aos quais talvez os criadores não estejam prestando atenção?

Um dos aspectos mais importantes tem a ver com a alimentação das vacas, quando elas não recebem comida suficiente ou não se alimentam direito. Dá para ver no lado esquerdo do corpo um buraco, uma cavidade vazia. Isso quer dizer que o rúmen (um dos estômagos) não está cheio, quer dizer que a vaca não se alimentou o suficiente naquele dia. É um sinal: se aparecer essa cavidade lateral, ela precisa comer mais. E às vezes esquecemos de prestar atenção nisso.

Outra situação é uma vaca caminhando com a espinha dorsal curvada para cima. Isso significa que ela está tendo problemas para caminhar. Está com dor nos cascos. São alguns sinais simples que as vacas nos enviam.

Bert Van Niejenhuis foi palestrante do Simpósio Internacional Leite Integral, em CuritibaMarcos Tosi/Gazeta do Povo

Em sua palestra, você disse que os criadores devem se fazer a seguinte pergunta: o que uma vaca realmente deseja. O que ela deseja?

Claro, por que se você souber o que ela deseja, poderá atendê-la. Isso significa que é preciso se colocar no lugar da vaca, entender que ela precisa de comida, água, luz, ar, descanso e espaço. Ela quer ser saudável, não quer ter nenhum tipo de estresse. Enfim, quer ser feliz.

Após uma vaca dar à luz, como ela quer ser tratada?

Elas são iguais a nós. Sabemos que todo o processo do parto não é fácil, seja para as vacas, seja para os seres humanos. Devemos assegurar que as vacas não enfrentem qualquer estresse nessa hora, da mesma forma como cuidamos de nossas esposas.

E após o nascimento, devemos dar um tempo para as vacas se recuperarem do parto, assim como as mulheres têm seu tempo de convalescência. É a mesma coisa com seres humanos e animais.

A vaca deveria ir para um quarto ou enfermaria?

As vacas gostam de ficar deitadas perto de outras vacas. São animais que gostam de viver em rebanhos, então não devemos isolá-las, elas precisam desse contato. Mas elas não devem ficar em um lugar onde haja muitas vacas circulando. É melhor que ela fique junto de algumas poucas vagas que também estejam convalescentes. Até que fique mais forte, que recupere a musculatura e possa sair com o resto do rebanho.

Depois do parto, deixar o bezerro sozinho com a vaca num espaço aberto pode ser um erro?

Quando o bezerro nasce, ele fica em cima de uma cama de palha onde normalmente já estiveram vários outros animais. Então, há muitas bactérias no ambiente que podem provocar diarreia no recém-nascido. Mas se você separar o bezerro logo após o nascimento e o colocar num cercadinho com palha nova, ao alcance da mãe, longe da área cheia de bactérias, isso vai ajudá-lo a sobreviver e ficar saudável.

A melhor solução é colocar o bezerro em frente à vaca, ela vai lamber o filhote e secá-lo. Esse é o melhor estímulo para ele respirar. E nesse processo, a própria vaca irá liberar o colostro mais facilmente. Ou seja, é mais fácil coletar o colostro e, 15 minutos depois, já será possível oferecê-lo para o bezerro. É o melhor para a vaca e o filhote.

As vacas, como nós, também gostam de uma cama macia, sombra e água fresca?

Elas gostam. Elas precisam disso. Todo mundo precisa de um bom descanso, uma boa cama. E quando a serragem está molhada, as vacas ficam incomodadas, não descansam direito. Todos nós precisamos de um bom descanso para preservar a saúde. Com elas é a mesma coisa.

Então, o bem-estar animal é bom para os negócios?

Quando as vacas estão felizes, o fazendeiro está feliz. E o resultado é leite de boa qualidade. E todo mundo gosta de leite de vacas felizes e saudáveis. Então, quanto mais feliz estiver a vaca, mais feliz será o criador, e melhor será para o negócio e para todas as empresas ligadas à cadeia produtiva.

Médico veterinário Bert Van NiejenhuisMarcos Tosi

Por esse aspecto, as vacas leiteiras devem estar entre os animais mais bem tratados, por que, afinal, isso se reflete diretamente no lucro...

Sim, é verdade. Mas não se esqueça das vacas secas. Elas não estão dando leite, mas se não prestar atenção nelas, haverá dificuldades após o parto. Por que se não estão saudáveis antes de emprenhar, não estarão saudáveis após darem à luz. Se surgirem problemas no pós-parto, você tem que pensar no que pode ter saído errado com as vacas secas.

O que pode ter dado errado?

Alimentação, água, luz, ar, descanso e espaço. Mesmo as vacas secas precisam de uma cama confortável, especialmente elas, por que ficam maiores e mais sensíveis. E como qualquer grávida, ela tem mais dificuldade para se levantar.

E as vacas secas têm que comer o máximo que conseguirem, porque quando param de comer, elas tiram energia do fígado, ou seja, tiram energia do próprio corpo.

Uma última pergunta. As vacas sorriem?

Sim, você verá que elas sorriem. E o melhor sorriso acontece enquanto estão ruminando.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]