• Carregando...
Caso o volume se estabilize daqui em diante, isso poderia acelerar o marketing dos caranguejos-azuis como uma iguaria local no Japão. | Bigstock/
Caso o volume se estabilize daqui em diante, isso poderia acelerar o marketing dos caranguejos-azuis como uma iguaria local no Japão.| Foto: Bigstock/

O volume de caranguejos-azuis capturados na Baía de Sendai e nas águas próximas à Província de Miyagi, na costa Nordeste do Japão, vem crescendo rapidamente após o grande terremoto que atingiu o país em 2011. Especialistas dizem que o tsunami contribuiu para mudar o ambiente da pesca local.

Recordes de volume capturado do crustáceo vêm sendo registrados desde 2015, aumentando em mais de 300 vezes.

Acredita-se que o aumento da temperatura do mar e a lama acumulada no leito marítimo em decorrência do tsunami criou um ambiente hospitaleiro para os caranguejos, o que trouxe empolgação para muita gente ligada à indústria da pesca local.

Antes do amanhacer de domingo (9) em Shichigahama, barcos pesqueiros voltavam ao porto de Shobuta um atrás do outro lotados com caranguejos-azuis.

“Mesmo se estamos tentando pegar um linguado, os caranguejos são pegos junto com eles”, disse Jinei Abe, um pescador de 68 anos com 50 de experiência no mar. Segundo ele, cerca de 200 kg de caranguejos azuis foram capturados no mar a uma profundidade de 28 metros.

Abe notou pela primeira vez essa anormalidade lá pelo no outono de 2011

O barco dele estava fora do mar na época da calamidade e escapou de ser danificado pelo tsunami, o que possibilitou que não deixasse de trabalhar no outono daquele ano após o desastre.

Antes do terremoto, apenas poucos caranguejos azuis eram capturados no ano. Depois, muitos começaram a ser encontrados nas redes de pesca e o volume foi crescendo rapidamente.

O preço unitário do caranguejo é baixo e a manipulação e processamento requerem muito tempo, mas eles se tornaram o principal produto de pesca na região porque o volume pescado se tornou estável desde então.

Depois do terremoto, muitos caranguejos-azuis começaram a ser encontrados nas redes de pesca e o volume foi crescendo rapidamente.Japan News-Yomiuri/Japan News-Yomiuri

De acordo com dados compilados pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca, o volume anual de caranguejo azul capturado na região totalizou 2 toneladas em 2010, mas saltou para 518 toneladas em 2015, tornando-se o mais alto do país.

Em 2016, foram 662 toneladas, respondendo por 30% de todo o volume de caranguejos-azuis transportados no país. Os crustáceos são enviados, principalmente, para os grandes centros urbanos, como Tóquio e Osaka.

Um dos motivos para o número crescente de animais retirados das águas, segundo o centro local de tecnologia em pesca, é a tendência de aquecimento do mar, o que favorece a reprodução dos caranguejos na costa. Além disso, lama foi carregada pelo tsunami para a Baía de Sendai, criando um ambiente propício à espécie.

Os caranguejos-azuis não têm a mesma reputação que o caranguejo-das-neves ou o caranguejo-rei-vermelho, mas os preços mais razoáveis têm os tornado populares, com sua carne adocicada e seus miúdos cremosos. Eles podem ser apreciados depois de uma simples fervura. O caranguejo-azul é frequentemente utilizado como ingrediente na culinária chinesa, pastas e sopa de missô, apenas para elencar algumas de suas finalidades.

A Menya Musashi, uma rede especializada em lámen com sede em Tóquio, incluiu um item por tempo limitado em seu cardápio: lámen com caranguejo-azul da província de Miyagi. “Nós tivemos respostas positivas de nossos clientes, alguns dizendo que o umami dos caranguejos aparecia muito bem com o lámen”, diz Jiro Yatogi, presidente da rede. “Estamos planejando colocar até novos itens no menu”.

Se o volume se estabilizar daqui em diante, isso poderia acelerar o marketing dos caranguejos-azuis como uma iguaria local. “Vamos nos manter atentos em como esse volume se comporta”, afirmou um oficial do governo de Myagi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]