• Carregando...

A Ucrânia reabriu o mercado para a carne suína brasileira, segundo informação oficial do Ministério da Agricultura do Brasil recebida nesta sexta-feira (21) pela associação que representa as empresas do setor no país.

"A retomada das exportações para a Ucrânia irá reaquecer as expectativas do mercado para 2013", disse em nota o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Rui Eduardo Saldanha Vargas.

A Ucrânia suspendeu a importação do produto brasileiro em março, alegando a presença de uma bactéria, afetando as exportações brasileiras nos últimos meses.Com a suspensão, o Brasil não vendeu nada para a Ucrânia em maio e, com isso, as exportações brasileiras de carne suína caíram quase 18% no mês. O fechamento do mercado ucraniano também levou a uma retração de 53% nos embarques para aquele país no acumulado do ano até maio.

"Faltando ainda seis meses para terminar 2013, a reabertura da Ucrânia deverá pesar favoravelmente para o resultado total das vendas externas de carne suína", acrescentou Vargas.

A Abipecs disse ainda que a abertura do Japão, maior importador global de carne suína, para o Estado de Santa Catarina também deve ajudar a alavancar os negócios.Reuters

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]