• Carregando...
 | Reprodução/App Store
| Foto: Reprodução/App Store

Cuidar de um veículo não é uma tarefa simples e, se for esquecida ou deixada de lado, pode acabar custando caro. Por isso, quem precisa de ajuda para controlar as revisões ou gosta de acompanhar bem de perto a situação geral de seu veículo, pode recorrer a aplicativos que ajudam os motoristas a manterem seus carros em boas condições.

De forma geral, eles controlam dados sobre o consumo de gasolina, a calibragem dos pneus e a situação de várias peças do carro, entre outros, indicando ao motorista quando algo de errado é detectado ou quando, por precaução, é preciso levar o automóvel ao mecânico.

>> Lei obriga montadora a fornecer carro reserva a cliente por demora no conserto

Na lista abaixo, conheça cinco destes aplicativos que facilitam a vida de donos de automóveis.

Engiee

Do mesmo criador do Waze, o aplicativo diagnostica defeitos e prevê falhas que podem vir a deixar o motorista parado por aí. Para isso, ele utiliza um pequeno aparelho que é acoplado ao painel do carro e recolhe informações sobre o estado geral do veículo.

De acordo com os criadores, o app pode detectar mais de 10 mil defeitos, além de cotar, em tempo real, o valor do conserto em mecânicos da região onde o motorista está. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android, já o aparelho precisa ser comprado.

Carrorama

Ao baixar o Carrorama, o usuário deve registrar manualmente informações sobre seu carro no app. A biblioteca de dados inclui modelo, tipo de combustível, despesas etc. O aplicativo armazena essas informações e avisa quando está na hora de realizar uma manutenção.

Além disso, o sistema produz relatórios sobre o desempenho do carro, ajudando o motorista a economizar e estar sempre atento a possíveis falhas. Está disponível gratuitamente para iOS e Android

>> Você sabe usar o seu carro? Confira neste quiz de mitos e verdades

Autocare

Autocare ajuda a prevenir problemas e gerenciar manutenções . Para começar a usá-lo é preciso registrar a placa, o ano de fabricação, o chassi,  a marca, o modelo e a atual quilometragem do hodômetro.

O app cuida do consumo de gasolina, da troca de pneus e até mesmo de reparos como óleo, filtro de ar e bateria. De acordo com os desenvolvedores, o Autocare é um aplicativo simples, voltado para quem não tem conhecimentos avançados sobre carros. Está disponível para iOS por R$ 9,90

Carango

Carango oferece informações precisas sobre manutenção e dados como consumo de combustível. Ao instalá-lo, é preciso registrar modelo, placa e mais informações básicas sobre o veículo.

A cada abastecimento é necessário anotar quantidade de gasolina, preço e quilometragem no aplicativo. Com esses dados, o aplicativo formula estatísticas de consumo, quilômetros rodados e despesas do carro. Está disponível para Android em versão gratuita e “pro”, que custa R$ 5,57.

>> Asfalto de estrada australiana derrete e gruda em rodas

Drivvo

Esse app avisa quando é hora de realizar revisões, manutenções e pagamentos. O Drivvo gera gráficos sobre o desempenho do veículo, ajudando o motorista a economizar e prevenir possíveis falhas.

Visando economia, o aplicativo mostra quais postos estão com combustíveis mais baratos e oficinas com orçamentos mais em conta. Está disponível gratuitamente para iOS e Android, com opções de assinatura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]